Um Experimento de Proposta Metodológica na Educação Profissional
Um relato exitoso no ensino médio integrado ao curso técnico em eletromecânica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14153Resumo
Esse trabalho relata uma experiência realizada, entre março e dezembro de 2018, com uma turma de alunos do 4º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em eletromecânica, no Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de fabricação mecânica, matemática, ética, legislação trabalhista e cidadania; teve como meta reformar cerca de 300 carteiras escolares do próprio campus, as quais se encontravam em estado de sucateamento. Foi utilizada como metodologia, a pedagogia da formação profissional orientada pela obra e não para a obra, com suporte metodológico em Barato (2008). Para além dos resultados materiais, a ação mediada na perspectiva do trabalho como princípio educativo contribuiu para formação humana dos estudantes; alcançou resultados expressivos do ponto de vista econômico, educativo, social e político. Por conseguinte, trouxe benefícios tanto para a instituição, como para os docentes, mas principalmente para os alunos.
Downloads
Referências
AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.24, n. 92, p. 719-742, jul./set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009. Acesso em 16 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eq/v52n38/0102-7735-eq-52-38-0061.pdf. Acesso em 16 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 4-15, set./dez. 2008. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/download/262/245. Acesso em 16 jun. 2022.
DANTAS, Elias; SILVA, Nilson Alves da. Educação Profissional: um experimento de proposta metodológica no ensino médio integrado. Pará de Minas, MG: Editora VirtualBooks, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1996.
IFES - CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do Campus Cachoeiro - 2008. Cachoeiro de Itapemirim: IFES Instituto Federal do Espírito Santo, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 22ª edição, São Paulo, Cortez, 2011.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, nº 3, p. 705-720, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300010
RAMOS, Marise. História e política da Educação Profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pd. Acesso em 06 de ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.