Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16140Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos, Sequência DidáticaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma Sequência Didática (SD), que integra o Reino Fungi e o Turismo Gastronômico no Espírito Santo, na apropriação do conteúdo de Biologia e sua aplicação profissional. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa na educação profissional de jovens e adultos e elegeu-se a observação participante como estratégia metodológica para coleta e análise de dados. Se sustenta nos pilares do trabalho como princípio educativo de Marx e da formação integral de Gramsci, viabilizados por meio da dialogicidade Freireana na integração curricular. Outrossim, fundamenta-se no direito de acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), àqueles que não o tiveram na idade própria, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96. Ao final desta pesquisa, constatou-se que esse paradigma pode ser superado, se abordado de forma contextualizada e integrada à futura profissão do estudante.
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