Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos

Autores

  • Camila Anizio de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4092-792X
  • Poliana Daré Zampirolli Pires Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16140

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos, Sequência Didática

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma Sequência Didática (SD), que integra o Reino Fungi e o Turismo Gastronômico no Espírito Santo, na apropriação do conteúdo de Biologia e sua aplicação profissional. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa na educação profissional de jovens e adultos e elegeu-se a observação participante como estratégia metodológica para coleta e análise de dados. Se sustenta nos pilares do trabalho como princípio educativo de Marx e da formação integral de Gramsci, viabilizados por meio da dialogicidade Freireana na integração curricular. Outrossim, fundamenta-se no direito de acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), àqueles que não o tiveram na idade própria, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96. Ao final desta pesquisa, constatou-se que esse paradigma pode ser superado, se abordado de forma contextualizada e integrada à futura profissão do estudante.

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Biografia do Autor

Camila Anizio de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

 

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Publicado

05.04.2025

Como Citar

ALMEIDA, Camila Anizio de; PIRES, Poliana Daré Zampirolli. Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16140, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16140. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16140. Acesso em: 9 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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