Os egressos do IFPR Campus Paranaguá

um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15412

Palavras-chave:

Egressos; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Institutos Federais

Resumo

O presente texto resulta de uma investigação sobre os egressos e egressas dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá.  Trata-se de um estudo sobre as trajetórias de alunos que concluíram os cursos técnicos integrados de nível médio em Mecânica, Informática e Meio Ambiente de 2015 a 2019. A partir de uma apresentação sintética das políticas institucionais para dos egressos, aborda as formas de inserção profissional e acadêmica dos referidos concluintes de curso.  Partiu-se de uma abordagem da escola como constituinte de um tecnosssistema (FEENBERG, 2017) articulador de ciência, tecnologia, educação e trabalho, que se reproduz na cultura da medição/desempenho (BIESTA, 2009), cuja lógica é retomada na definição dos perfis de egressos. Aponta-se, contudo, que a proposta de formação profissional dos Institutos Federais, teoricamente, visa romper com uma formação reducionista. A coleta dos dados se deu via questionários e entrevistas, tendo como base para seu exame a análise de conteúdo.  Verificou-se, a partir de uma amostra de 320 respondentes, que esses egressos e egressas em quase sua totalidade estão trabalhando, sendo que um número razoável encontra-se exercendo funções profissionais na área de sua formação e que a maioria deles continua os estudos no âmbito superior.

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Biografia do Autor

Andreia da Silva Temoteo Oliveira, IFPR

Graduada em Serviço Social pela UFPR Setor Litoral. Graduada em Pedagogia pela UNESPAR. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá. 

Referências

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Publicado

08.02.2025

Como Citar

SILVA, Sidney Reinaldo; OLIVEIRA , Andreia da Silva Temoteo. Os egressos do IFPR Campus Paranaguá: um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15412, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15412. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15412. Acesso em: 29 abr. 2025.

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ARTIGOS

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