Os egressos do IFPR Campus Paranaguá
um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15412Palavras-chave:
Egressos; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Institutos FederaisResumo
O presente texto resulta de uma investigação sobre os egressos e egressas dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Trata-se de um estudo sobre as trajetórias de alunos que concluíram os cursos técnicos integrados de nível médio em Mecânica, Informática e Meio Ambiente de 2015 a 2019. A partir de uma apresentação sintética das políticas institucionais para dos egressos, aborda as formas de inserção profissional e acadêmica dos referidos concluintes de curso. Partiu-se de uma abordagem da escola como constituinte de um tecnosssistema (FEENBERG, 2017) articulador de ciência, tecnologia, educação e trabalho, que se reproduz na cultura da medição/desempenho (BIESTA, 2009), cuja lógica é retomada na definição dos perfis de egressos. Aponta-se, contudo, que a proposta de formação profissional dos Institutos Federais, teoricamente, visa romper com uma formação reducionista. A coleta dos dados se deu via questionários e entrevistas, tendo como base para seu exame a análise de conteúdo. Verificou-se, a partir de uma amostra de 320 respondentes, que esses egressos e egressas em quase sua totalidade estão trabalhando, sendo que um número razoável encontra-se exercendo funções profissionais na área de sua formação e que a maioria deles continua os estudos no âmbito superior.
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Referências
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