O impacto da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação

a ótica dos docentes do IF sudeste MG campus Santos Dumont sobre as mudanças na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13607

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Educação Profissional e Tecnológica, Prática pedagógica.

Resumo

O artigo investiga a Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13415/17, que promoveu alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os seus possíveis impactos na ótica docente. Realizou-se uma pesquisa exploratória, quanto ao propósito, e, quanto ao tipo de abordagem, uma análise qualitativa, da percepção dos docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont. Os resultados obtidos apontaram que, apesar da grande maioria não ter conhecimento profundo sobre as diretrizes que regem a Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio, na percepção dos docentes, as suas finalidades não são claras o suficiente, o que poderá resultar em diversos impactos negativos na prática pedagógica, bem como na formação dos discentes.

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Biografia do Autor

Rafael Arcanjo Duarte e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Graduado em Direito nas Faculdades Integradas Vianna Junior (2008). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Direito Penal.

Gabriel Luís Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont

Doutor em Ciências (Área CAPES: Ensino) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos / SP); Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Vassouras / RJ; Especialista em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói / RJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Pesquisador do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT - Brasil (https://www.ghemat-brasil.com). Na pesquisa investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Formação de Professores e Ensino de Geometria. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), lotado no Campus Santos Dumont, atuando na área de Educação Matemática junto ao Curso de Licenciatura em Matemática, onde também compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Na mesma instituição atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

09/08/2023

Como Citar

DUARTE E SILVA, Rafael Arcanjo; CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. O impacto da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação: a ótica dos docentes do IF sudeste MG campus Santos Dumont sobre as mudanças na prática pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13607, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13607. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13607. Acesso em: 27 abr. 2024.

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ARTIGOS

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