O impacto da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação

a ótica dos docentes do IF sudeste MG campus Santos Dumont sobre as mudanças na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13607

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Educação Profissional e Tecnológica, Prática pedagógica.

Resumo

O artigo investiga a Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13415/17, que promoveu alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os seus possíveis impactos na ótica docente. Realizou-se uma pesquisa exploratória, quanto ao propósito, e, quanto ao tipo de abordagem, uma análise qualitativa, da percepção dos docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont. Os resultados obtidos apontaram que, apesar da grande maioria não ter conhecimento profundo sobre as diretrizes que regem a Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio, na percepção dos docentes, as suas finalidades não são claras o suficiente, o que poderá resultar em diversos impactos negativos na prática pedagógica, bem como na formação dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Arcanjo Duarte e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Graduado em Direito nas Faculdades Integradas Vianna Junior (2008). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Direito Penal.

Gabriel Luís Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont

Doutor em Ciências (Área CAPES: Ensino) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos / SP); Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Vassouras / RJ; Especialista em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói / RJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Pesquisador do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT - Brasil (https://www.ghemat-brasil.com). Na pesquisa investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Formação de Professores e Ensino de Geometria. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), lotado no Campus Santos Dumont, atuando na área de Educação Matemática junto ao Curso de Licenciatura em Matemática, onde também compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Na mesma instituição atua como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

BOTH, Evandro. Projetos que colocam em risco a integração curricular: um desafio para o ensino médio integrado. 07/06/2019. Undefined F. Dissertação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Vitória, Biblioteca Depositária: Biblioteca João Ari de Lima Ferreira – Sicha.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

(Inep). Brasil no PISA 2015: compêndio. Apresentação PowerPoint. 6 dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2021.

_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2017, versão final. In: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. 2017a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2021.

_____. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 10 out. 2021.

____. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2021.

CASTRO, M. H. G. Maria Helena Guimarães: “Há um tédio generalizado entre os alunos do ensino médio”. Entrevista [10 ago. 2016]. Época, Rio de Janeiro, 15 ago. 2016. Entrevistadores: B. Morrone e F. Y. Oshima. Disponível em: <http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/08/maria-helena-guimaraes-ha-um-tedio-generalizado-entre-osalunos-do-ensino-medio.html>. Acesso em: 17 out. 2021.

COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/BbBvb3GQC8kv5DW57BfPcBg/abstract/?lang=pt.> Acesso em: 18 Nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506

DEMO, Pedro. Pesquisa Social. Revista Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2008. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Demo-Pesquisa_Social.pdf >. Acesso em: 21 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.19549.76

FURTADO, Renan Santos; DA SILVA, Vergas Vitória Andrade. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. São Paulo: Revista e-Curriculum, v. 18, n. 1, p. 158-179, 2020. Disponível em: A REFORMA EM CURSO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES E SOCIAIS | Revista e-Curriculum (pucsp.br). Acesso em: 07 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p158-179

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: VII Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino-EDIPE. Evento realizado nos dias, v. 20, p. 21, 2019. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2021.

LINO, Lucilia Augusta. As ameaças da reforma: Desqualificação e exclusão. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 75-90, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.756

GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Interesses mercadológicos e o “novo” ensino médio. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 131-145, 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.753

MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a pedagogia Moderna; Trad. Newton Ramos de Oliveira. Campinas: Editora Alinea, 2007.

OECD. (1995). Goverance in Transition: Public Management Reforms in OECD Countries. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/content/publication/9781848595286-en>. Acesso em: 15 fev. 2020.

OSHIMA, Flávia Yuri. Para o ministro da Educação, os resultados da avaliação internacional são consequência de políticas ineficazes. Ministro promete mobilização imediata para aumentar o aprendizado das crianças. Época (online), Brasília, 06 de dezembro de 2016. Educação. Disponível em: <https://epoca.globo.com/educacao/noticia/2016/12/mendonca-filho-pisa-mostra-o-fracasso-retumbante-da-nossa-educacao.html>. Acesso em: 15. nov. 2020.

Downloads

Publicado

09/08/2023

Como Citar

DUARTE E SILVA, Rafael Arcanjo; CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. O impacto da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação: a ótica dos docentes do IF sudeste MG campus Santos Dumont sobre as mudanças na prática pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13607, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13607. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13607. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.