Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica
experiências pedagógicas nos institutos federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15906Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Experiência Educacional de Ensino, Instituto FederalResumo
A educação é constantemente influenciada por inovações tecnológicas em cada período histórico; com o advento da Inteligência Artificial (IA) não é diferente. A tendência é que muitas dessas ferramentas sejam incorporadas à educação. Este artigo contribui com o debate a respeito do tema ao traçar um breve histórico da IA, abordar as formas assumidas por esta tecnologia e suas aplicações e identificar e discutir publicações científicas a respeito de como a IA tem sido inserida no ensino dos Institutos Federais (IFs). A pesquisa concluiu que há pouca produção acadêmica sobre experiências com IA no ensino dos IFs e que a produção existente se concentra principalmente entre pesquisadores das regiões sudeste e nordeste. No entanto, os trabalhos analisados demonstram que a IA tem sido inserida nos IFs como conteúdo escolar, como recurso para o ensino de outros conteúdos, como ferramenta de apoio à gestão do ensino e, em menor escala, de forma aplicada no desenvolvimento de novas tecnologias.
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