Evasão escolar em cursos técnicos no IFTO, campus Araguaína
análise comparativa dos períodos pré e pós-pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18128Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino técnico, Pandemia de COVID-19Resumo
Este estudo analisa os fatores associados à evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína, nos períodos pré-pandemia e pandêmico. Utilizando uma abordagem quantitativa e exploratório-descritiva, foram analisados dados institucionais provenientes da Plataforma Nilo Peçanha e do sistema interno do IFTO. Modelos de regressão logística simples e múltipla identificaram os fatores relacionados à evasão. As taxas de abandono diminuíram de 13,0% no período pré-pandemia para 5,7% durante a pandemia. Antes da pandemia, gênero masculino (OR=1,82), faixa etária entre 18 e 24 anos (OR=3,31) e raça não branca (OR=2,25) foram os principais fatores associados. Durante a pandemia, a renda familiar baixa (RFP ≤ 1) tornou-se o principal determinante (OR=4,28). Políticas emergenciais, como distribuição de dispositivos tecnológicos e bolsas de auxílio, foram fundamentais para mitigar a evasão. Os resultados evidenciam que a evasão é um fenômeno multifatorial, com determinantes que variam conforme o contexto social e econômico. Este estudo contribui para o entendimento das dinâmicas da evasão em cenários de crise, oferecendo subsídios para políticas mais eficazes e equitativas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
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