Evasão escolar em cursos técnicos no IFTO, campus Araguaína
análise comparativa dos períodos pré e pós-pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18128Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino técnico, Pandemia de COVID-19Resumo
Este estudo analisa os fatores associados à evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína, nos períodos pré-pandemia e pandêmico. Utilizando uma abordagem quantitativa e exploratório-descritiva, foram analisados dados institucionais provenientes da Plataforma Nilo Peçanha e do sistema interno do IFTO. Modelos de regressão logística simples e múltipla identificaram os fatores relacionados à evasão. As taxas de abandono diminuíram de 13,0% no período pré-pandemia para 5,7% durante a pandemia. Antes da pandemia, gênero masculino (OR=1,82), faixa etária entre 18 e 24 anos (OR=3,31) e raça não branca (OR=2,25) foram os principais fatores associados. Durante a pandemia, a renda familiar baixa (RFP ≤ 1) tornou-se o principal determinante (OR=4,28). Políticas emergenciais, como distribuição de dispositivos tecnológicos e bolsas de auxílio, foram fundamentais para mitigar a evasão. Os resultados evidenciam que a evasão é um fenômeno multifatorial, com determinantes que variam conforme o contexto social e econômico. Este estudo contribui para o entendimento das dinâmicas da evasão em cenários de crise, oferecendo subsídios para políticas mais eficazes e equitativas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
Downloads
Referências
BLUNDELL, Richard et al. COVID-19 and Inequalities. Fiscal Studies, v. 41, n. 2, p. 291–319, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/1475-5890.12232. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1111/1475-5890.12232. Acesso em: 25 nov. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 674, de 6 de maio de 2022. Dispõe sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 out. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2022. Acesso em: 24 nov. 2024.
CARVALHO, Fabiano Scriptore de et al. Information and communication technology in Brazilian public schools: A sustainable legacy of the pandemic? Sustainability, v. 15, n. 8, 6462, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/su15086462. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/8/6462. Acesso em: 22 nov. 2024.
DUTRA, Vanessa Rabelo et al. Government emergency aid and perceived financial security in COVID-19: Evidence from a sample of vulnerable women in Brazil. International Journal of Bank Marketing, v. 41, n. 5, p. 1059-1082, 2023. DOI: https://doi.org/10.1108/ijbm-07-2022-0333. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ijbm-07-2022-0333/full/html. Acesso em: 25 nov. 2024.
FRANCISCO, Priscila Maria Stolses Bergamo et al. Medidas de associação em estudo transversal com delineamento complexo: razão de chances e razão de prevalência. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 347–355, set. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2008000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/qkzMnXbF57STX5Mmhsdk7tK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2024.
IBGE. Censo 2022 - Brasil/Tocantins/Araguaína. 2024. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguaina/panorama. Acesso em: 22 nov. 2024.
JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, e167901, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698167901. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/rzs7bGtj4LKQSCKqz8rMdvD/?lang=pt#. Acesso em: 22 nov. 2024.
LOPES, Roseli Esquerdo et al. Uma experiência de pesquisa/intervenção da terapia ocupacional social para um cuidado ativo e democrático a jovens estudantes no contexto pós-pandêmico. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 32, e3748, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE288637481. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/59NBr4M6kJv6bXZzBcCmvfQ/?lang=pt#. Acesso em: 23 nov. 2024.
MATHEUS, Tiago Luis Corbisier; OLIVEIRA, Letícia Daidone. Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 185-209, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0154. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WzzJ9yYSZwB5T4bPhb4Nxkr/?lang=pt#. Acesso em: 22 nov. 2024.
MORAES, Patricia Maccarini. Análises sobre a permanência estudantil nos Institutos Federais de Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, e123541, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236123541vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/xJrsWkvzH6R375PcZRccVpf/. Acesso em: 25 nov. 2024.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, p. 120-145, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4420. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4358. Acesso em: 25 nov. 2024.
NEUENDORF, Kimberly A. The content analysis guidebook. Los Angeles: SAGE Publications, 2017.
PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Indicadores de Gestão. Ano Base = 2022; Edição = 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. 2024. Acesso em: 26 nov. 2024.
SACRAMENTO, Laura Neta Dias do; ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de; CYPRIANO, Carlos Alex Cantuário. Evasão e permanência no ensino técnico integrado: um mapeamento sistemático da literatura (2011-2020). Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 76-99, 2021. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/65575/1/2021_art_lndsacramentomcnalbuquerque.pdf. Acesso em: 22 nov. 2024.
SANTOS, Cidmar Ortiz dos; PILATTI, Luiz Alberto; BONDARIK, Roberto. Evasão no ensino superior brasileiro: conceito, mensuração, causas e consequências. Debates em Educação, v. 14, n. 35, p. 294–314, 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12555. Acesso em: 26 nov. 2024.
SILVA, Paula Francisca da. Práticas pedagógicas e evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desafios e estratégias. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, e48056, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469848056. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/njTNCLcvVdq7QQbkThSSXMc/?lang=pt#. Acesso em: 23 nov. 2024.
SILVA, Samoel Rodrigues da; BRASILEIRO FILHO, Samuel; FERNANDES, Natal Lânia Roque Fernandes. Evasão e permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal: análise dos estudos da Pós-graduação stricto sensu brasileira. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 3, n. 24, e13205, 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13205. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13205. Acesso em: 23 nov. 2024.
SOUSA, Carolina Rodrigues de Oliveira et al. Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 160-169, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X201800020461. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/kn8yrCMhL3XhfGk3HvCxLgg/?lang=pt#. Acesso em: 22 nov. 2024.
TAVARES, Fernando Flores; BETTI, Gianni. The pandemic of poverty, vulnerability, and COVID-19: Evidence from a fuzzy multidimensional analysis of deprivations in Brazil. World Development, v. 139, 105307, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2020.105307. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0305750X20304344?via%3Dihub. Acesso em: 25 nov. 2024.
UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação – resumo, 2020: Inclusão e educação: todos, sem exceção. 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373721_por. Acesso em: 25 nov. 2024.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n5/e00068820/#. Acesso em: 25 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.