OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SUBSTITUIÇÃO DE PROCESSADOR EM NOTEBOOK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15781

Palavras-chave:

Educação Profissional, Epistemologia do trabalho, Aprendizagem situada, Computadores

Resumo

Este relato de experiência apresenta a análise da substituição de processador em um notebook realizada por um profissional técnico especializado em hardware. A coleta de dados, realizada por meio das metodologias de observação e da entrevista, revelou um conjunto abrangente dos fazeres-saberes, bem como as dimensões laborais, a estrutura, as dificuldades e os desafios envolvidos na atividade profissional.  Nesta análise, fica evidente a relação intrínseca entre a manutenção de computadores e as teorias de aprendizagem situada, destacando formas para se transferir os conhecimentos e habilidades envolvidos para situações didáticas na formação de profissionais que atuam na área da ciência da computação.

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Biografia do Autor

Henrique Antonio Mendonça Faria, Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Henrique Faria é Licenciado em Matemática, Licenciado e Bacharel em Física, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Especialista em Ensino Interdisciplinar de Ciências da Natureza e Matemática, Mestre em Ciência de Materiais e Doutor em Ciências pela USP. Atua como professor universitário na Universidade Júlio Mesquita Filho, ministrando disciplinas em cursos de engenharia, bacharelado e licenciatura. Desenvolve atividades de extensão ministrando cursos sobre técnicas de estudo e aprendizagem, suas áreas de pesquisa incluem metodologias ativas de ensino-aprendizagem e modelagem matemática.

Referências

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Publicado

08.04.2025

Como Citar

FARIA, Henrique Antonio Mendonça. OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SUBSTITUIÇÃO DE PROCESSADOR EM NOTEBOOK. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15781, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15781. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15781. Acesso em: 15 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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