Inserção da TIC no trabalho com a leitura literária em cursos de EPT: a percepção de professores de escolas estaduais mineiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15735

Palavras-chave:

Leitura Literária, Tecnologia Digital, Educação Profissional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central identificar qual é o lugar atribuído às TDIC’s por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).  O diálogo com as mídias e o emprego dos recursos digitais impactam o letramento literário como é defendido por Cosson (2014) e a análise feita revela a necessidade de  formação do leitor crítico de textos literários e a ampliação do acesso à leitura literária no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, CEFET - MG

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares.

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Publicado

08.04.2025

Como Citar

SANTOS, Ana Cláudia; SANTOS, Rodrigo Alves dos. Inserção da TIC no trabalho com a leitura literária em cursos de EPT: a percepção de professores de escolas estaduais mineiras . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15735, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15735. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15735. Acesso em: 14 abr. 2025.

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