Inserção da TIC no trabalho com a leitura literária em cursos de EPT: a percepção de professores de escolas estaduais mineiras
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15735Palavras-chave:
Leitura Literária, Tecnologia Digital, Educação Profissional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central identificar qual é o lugar atribuído às TDIC’s por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). O diálogo com as mídias e o emprego dos recursos digitais impactam o letramento literário como é defendido por Cosson (2014) e a análise feita revela a necessidade de formação do leitor crítico de textos literários e a ampliação do acesso à leitura literária no Ensino Médio.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Clebianne Vieira de. A leitura literária como prática integradora na formação técnica de Ensino Médio: o leitor em suas múltiplas dimensões. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2618. Acesso em: 30 set. 2024.
BARBOSA, Alberto Hércules dos Santos Coelho. O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio. Educação Pública, 2017. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/15/o-ensino-de-literatura-e-o-uso-de-recursos-tecnolgicos-no-ensino-mdio. Acesso em: 30 set. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
CRESWELL, John W. O projeto de um estudo qualitativo. In: CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 49-66.
CUNHA, Inácia Martins Durval da. A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo, 2018.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, set./ dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zsHS7SvbPxKYmvcX9gwSDty/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 maio 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1129-1152, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023 Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ghLJpSTXFjJW7nWBsnDKhMb/?lang=pt Acesso em: 22 jun. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para leitura do mundo. São Paulo: Ática,1997.
LOPES, Ana Paula Leite. O letramento literário em interface com o letramento digital como forma de potencializar a leitura e a escrita na formação de professores de anos iniciais. Orientadora Dorotea Frank Kersch. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9515/Ana%20Paula%20Leite%20Lopes_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 jan. 2022.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 34, 1993.
MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 83-102.
PAULINO, Graça. Leituras literárias: discursos transitivos. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy Alves; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2005. p. 55-70.
ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 7-95
SANTOS, Rodrigo Alves dos. Elementos para começar uma conversa sobre a formação de formadores de leitores críticos de textos literários para atuação no Ensino Médio. Revista Letras, Curitiba, v. 19, n. 26, p. 34-52, set. 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rl/article/viewFile/5863/4899. Acesso em: 27 jun. 2022.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.