Arte e Ciência

algumas aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12761

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Trabalho, Objetivação, Conhecimento.

Resumo

O artigo busca discorrer sobre a arte e a ciência, considerando-as como formas de objetivações humanas, com o intuito de situá-las social e historicamente, de modo a ponderar sobre os pontos nos quais elas confluem e/ou divergem. Os argumentos envolvidos fundamentam-se na perspectiva materialista histórica dialética e tem em Karl Marx e nos estudos de Georg Lukács sua base epistemológica, buscando abordar os conhecimentos em suas relações de totalidade, com vistas à superação da fragmentação. Espera-se contribuir para a compreensão das objetivações (trabalho, arte e ciência) em seu nascimento-elevação-assentamento, de forma a permitir uma percepção mais integradora desses elementos que fazem parte da realidade concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Rohr, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Arte-educadora e artista, licenciada em Artes Visuais com especialização em Arte e Tecnologias e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica.

Danilo Ribeiro de Sá Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professor EBTT do IFMS, leciona a disciplina de Física no campus Dourados e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Referências

DEBIAZI, Márcia da Silva Magalhães; CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da. A relação entre Arte e Trabalho na Estética Marxista. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 12., 2013, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 12 a 14, jun., 2013. p. 1-17. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_02/34.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

DIEKMANN, Leonardo Envall. A temática da arte sob uma perspectiva marxista. Revista Missioneira, Santo Ângelo: v. 20, n. 2, p. 39-50, jul./dez. 2018. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/missioneira/article/view/2607. Acesso em: 24 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.31512/missioneira.v20i2.2607

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2016.

FREDERICO, Celso. A Arte em Marx: um estudo sobre os manuscritos econômico-filosóficos. Novos Rumos, v. 19, n. 42, p. 2-24, 2004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2144. Acesso em: 22 jun. 2021.

FREDERICO, Celso. Cotidiano e arte em Lukács. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 299-308, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/Ndyv5j6syh5xXBkLjN3Wmws/?lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142000000300022

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MASSON, Gisele. A categoria da particularidade como mediação para a produção do conhecimento: contribuições de György Lukács. Cadernos do Gposshe On-Line, v. 1, n. 1, p. 29-48, ago./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/487. Acesso em: 14 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v1i1.487

SANTOS, Deribaldo. Trabalho, cotidiano e arte: uma síntese embasada na estética de Georg Lukács. Estudos Avançados, p. 341-359. 01 abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wLTkHDHmZXt8vfDjdR9MPVx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890025

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

SILVA, Maria Leticia Miranda Barbosa da. O materialismo histórico e sua influência na teoria histórico-cultural. Tramas para Reencantar o Mundo, Rio de Janeiro, p. 1-10, maio 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/tramas/article/view/193/154. Acesso em: 31 mar. 2021.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As Ideias Estéticas de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

Downloads

Publicado

03/04/2024

Como Citar

ROHR, Ester; RIBEIRO DE SÁ TELES, Danilo. Arte e Ciência : algumas aproximações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12761, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12761. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12761. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.