A arte no Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
conquistas e resistência
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18193Palavras-chave:
Educação democrática, Arte, Ensino Médio Integrado, Institutos FederaisResumo
Neste texto, discute-se a presença e o lugar da arte no contexto dos vinte anos do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Institutos Federais. São articulados e analisados dados de uma pesquisa de doutorado, do tipo documental, que buscou compreender as relações entre arte e educação democrática no âmbito das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nessas instituições. A análise realizada aponta para o fato de que a presença da arte nos cursos de Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais vem contribuindo para a reverberação de uma educação democrática nestas instituições, sendo também uma forma de resistência aos efeitos do reacionarismo em educação, que tomou vulto no Brasil com o Golpe de Estado de 2016.
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