Tutoria no projeto ImunizaSUS

relato de experiência de educação na saúde na modalidade digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14810

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde Pública, Educação a Distância, Tutoria, Educação Baseada em Competências, COVID-19

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência de educação na saúde, na modalidade digital, mediada por duas enfermeiras tutoras no projeto ImunizaSUS. Trata-se de um relato de experiência sobre a formação das tutoras e o exercício de tutoria, no curso de aperfeiçoamento sobre as práticas de imunização. Foram capacitados 16 profissionais de saúde, entre março de 2021 e janeiro de 2022. Utilizou-se diversos recursos tais como teleaulas, aulas, material complementar, fóruns de discussão, quiz, webnários e portfólio. Abordou-se desde a produção das vacinas até a vacinação na Atenção Primária à Saúde, com foco em competências, problematização e interprofissionalismo. A tutoria foi essencial na educação na saúde, na modalidade digital, para a adesão, permanência e motivação dos cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Campos Castro Moreira, UFTM

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia – MG, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Uberaba, MG, BR

Fabiana Fernandes Silva de Paula, UFTM

Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – MG, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Uberaba, MG, BR

Álvaro da Silva Santos, UFTM

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, BR

Bethânia Ferreira Goulart, UFTM

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - SP, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, BR

Referências

BES, P. et al. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Programa Nacional de Imunizações (PNI):40 anos. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário Temático: Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

CAVALCANTE, E. S. et al. Tutoria para capacitação de técnicos de enfermagem no enfrentamento da covid-19: relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e1330, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11330. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11330

DIÓGENES, M. H. B. DA C.; SILVA, L. L. S.; SOUZA, A. A. DE. Educação Profissional no Ensino Superior à Distância e o papel da tutoria para a formação humana. Revista Labor, v. 1, n. 23, p. 202-222, 16 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44401

DOMINGUES, C. M. A. S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00222919

FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. DOI: 10.1590/1413-81232014193.01572013. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

GONÇALVES, J. S.; OLIVINDO, D. D. F. As coberturas vacinais no controle das doenças imunopreveniveis: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e59110616536-e59110616536, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16536

MARTINES, R. S. et al. O uso das TICs como recurso pedagógico em sala de aula. CIET: EnPED, 2018.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.

MOREIRA, K. C. C. et al. Metodologia ativa no ensino remoto emergencial junto a graduandos de enfermagem: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e0711729485-e0711729485, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29485

PAIVA, V. L. M. O. Ensino Remoto ou Ensino à Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1, p. 58-70, 2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249044

SOUSA, R. A.et al. Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19: relato de experiência. Em Extensão, Uberlândia, MG, p. 1, 20–133, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62497. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62497

Downloads

Publicado

08/04/2024

Como Citar

CAMPOS CASTRO MOREIRA, Kellen; FERNANDES SILVA DE PAULA, Fabiana; DA SILVA SANTOS, Álvaro; FERREIRA GOULART, Bethânia. Tutoria no projeto ImunizaSUS: relato de experiência de educação na saúde na modalidade digital. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14810, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14810. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.