A educação profissional no Brasil na perversa confluência de dois projetos políticos

cidadania e participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12692

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Projetos políticos, Marco legal, Participação, Cidadania.

Resumo

Procura-se perceber como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram (re)estruturados e desenvolvem suas atividades dentro da perversa confluência de dois projetos políticos, um democrático-participativo e outro neoliberal (DAGNINO, 2004). Inscritos na colonialidade (QUIJANO, 2020), os IFs contribuem para a organização do trabalho em atendimento às demandas do capital, podendo tender a aprofundamento ou a busca por superação da colonialidade. Busca-se compreender, a partir de marco legal nacional ao longo de três períodos, como os IFs se inscrevem na perversa confluência enquanto projeto de ampliação de acesso à educação profissional e tecnológica (EPT) orientado a concepções de caráter inclusivo, emancipatório e de promoção de cidadania.

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Biografia do Autor

Carolina Soares Mendes, Docente do Instituto Federal de Brasília Doutoranda da Universidade de Brasília

Possui licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2003), bachrelado em Letras-Português pela Universidade de Brasília (2005), especialização em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2011) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus São Sebastião. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, educação profissional e gestão escolar.

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Publicado

26/03/2024

Como Citar

MENDES, Carolina Soares. A educação profissional no Brasil na perversa confluência de dois projetos políticos: cidadania e participação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12692, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12692. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12692. Acesso em: 29 abr. 2024.

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