Formação e atuação das/os pedagogas/os nos Institutos Federais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13883

Resumo

Esse artigo apresenta resultados parciais de uma tese que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Nos limites deste texto buscamos apresentar e refletir sobre a formação e atuação das/os pedagogas/os em atividade nos Institutos Federais (IFs) no Brasil, as percepções desses profissionais acerca da formação continuada de professores, as dificuldades e os desafios inerentes às suas atuações e as conquistas percebidas por elas/es diante da complexidade de suas atribuições na EPT.

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Biografia do Autor

Nara Moreira, IFTM - Instituto Federal de Educação

Doutoranda em  Educação, Pedagoga no IFTM Campus Uberlândia

Astrogildo, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior: Doutor em Educação, professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) e no Profhistória. Informações acadêmicas: Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2775429764441200; ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-8983-4471; e-mail: silvajunior_af@yahoo.com.br. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia (GEPEGH).  

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Publicado

27/03/2024

Como Citar

MOREIRA, Nara; FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, Astrogildo. Formação e atuação das/os pedagogas/os nos Institutos Federais no Brasil . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13883, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13883. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13883. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS