Formação e atuação das/os pedagogas/os nos Institutos Federais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13883Resumo
Esse artigo apresenta resultados parciais de uma tese que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Nos limites deste texto buscamos apresentar e refletir sobre a formação e atuação das/os pedagogas/os em atividade nos Institutos Federais (IFs) no Brasil, as percepções desses profissionais acerca da formação continuada de professores, as dificuldades e os desafios inerentes às suas atuações e as conquistas percebidas por elas/es diante da complexidade de suas atribuições na EPT.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1982.
DUBAR, C. A socialização: Construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FALCÃO FILHO, José M. Uma supervisão compartilhada: a relação professor/supervisor. Minas Gerais: Fundação AMAE para Educação e Cultura, Maio, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo da concepção política. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de educação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2012.
LOUREIRO, Thiago; MENDES, Glauco Henrique de Sousa; SILVA, Eduardo Pinto e. Modelos de gestão e o sofrimento de servidores assistentes em administração. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília, v. 17, n. 2, p. 97-105, jun., 2017 DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12328
MACHADO, Lucilia Regina de Souza. Parte I - Contribuições. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Educação Superior em Debate. 1. ed. Brasilia - DF: Inep Mec, 2008. v. 8, Cap. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos, p. 67-82. DOI: https://doi.org/10.15628/rbep.2008.2862
MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan/abr. 2009.
MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018. DOI: https://doi.org/10.24824/978854442481.0
NASCIMENTO, Maria Augusta. (2007). Dimensões da identidade profissional docente na formação inicial. Revista Portuguesa de Pedagogia, 41(2), 207-218. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_9
NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre 2009, p. 203-218.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Portugal: Porto, Porto Editora LDA, Coleção Escola e Saberes, n°16, 1999.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, Brasília, v.16, n. 30, p. 71-87, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568
PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.
PONTES, Ana Paula Furtado Soares. O trabalho da equipe pedagógica em institutos federais: dificuldades, desafios e proposições. Revista Educação e Tecnologia, Paraná, n.14, jan/dez. 2016.
QUIRINO, R. Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 31–56, 2015. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2034
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos. Trabalho técnico administrativo em uma instituição federal de ensino superior: análise do trabalho e das condições de saúde. Tese Doutorado - Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.
SILVA, Silvana de Alencar, MONTEIRO, Maria de Arruda (2020). Pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação, tensionando os processos de identificação. Revista Educação Em Questão, 58(58). DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22726
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.