Proposta de curso de qualificação profissional para a prática do intraempreendedorismo na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14704Palavras-chave:
Educação básica, Formação docente, Intraempreendedorismo, Políticas públicasResumo
Esta investigação do tipo aplicada e que fez uso de pesquisa bibliográfica e análise de relatos buscou, como objetivo geral, descrever como foi desenvolvido e aplicado em um colégio da região sul de Minas Gerais, um curso de qualificação profissional voltado para o desenvolvimento de intraempreendedores no âmbito da educação básica. Ao final, foi possível sensibilizar os participantes acerca da importância do intraempreendedorismo para a escola e refletir sobre as políticas públicas que discorrem sobre a formação docente, principalmente, quanto ao estabelecimento de temáticas.
Downloads
Referências
ALBORT-MORANT, G.; LEAL-RODRÍGUEZ, A. L.; FERNÁNDEZ-RODRÍGUEZ, V.; ARIZA-MONTES, A. Assessing the origins, evolution and prospects of the literature on dynamic capabilities: A bibliometric analysis. European Research on Management and Business Economics, v. 24, n. 1, p. 42–52, 2018. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2444883417300281
BACICH, L.. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In J.M. L., Bacich (Ed.), Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018
BARUAH, B.; WARD, A. (2014) Metamorphosis of intrapreneurship as an effective organizational strategy. International Entrepreneurship and Management Journal, v.10, n.1, p. 23-35, 2014. Recuperado de: https://doi.org/10.1007/s11365-014-0318-3
BERG, B.L. Qualitative Research Methods for the Social Sciences. California: Allyn & Bacon, 2001.
BRAGA, D. S.; PEREIRA, I. A. M.. Políticas públicas de formação de professores e educação a distância: um caminho para o cumprimento do PNE (?). Jornal de Políticas Educacionais, v.33, n.14, p.1-18, 2020. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72131
BRASIL. Programas do MEC voltados à formação de professores. Brasília, DF. 2012. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores?id=15944:programas-do-mec-voltados-a-formacao-de-professores
COSTA, J.; MARTINS, S. N.; DIESEL, A. PIBID UNIVATES: Formação inicial de professores e perfil empreendedor. Signos, v. 36 n.2, p.96-109, 2015. Recuperado de: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/viewFile/797/787
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
GAWKE, J. C ; GORGIEVSKI, M. J ; BAKKER, A. B. Measuring intrapreneurship at the individual level: Development and validation of the Employee Intrapreneurship Scale (EIS). European Management Journal, v.37, n.6, p.806-817, 2019. Recuperado de: https://rrimo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_journals_2330021321
GEGLIO, P. C.Políticas públicas de formação continuada para professores: um estudo de cursos realizados a partir de propostas licitatórias: aval. Educ. Ensaio, v.86, n.23, p.231-257, 2015. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100009
GIBBS, G. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: Silva, A. B.; Godoi, C. K..; Bandeira-de-Melo, R. (Org). Pesquisa Qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
HASHIMOTO, M.. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
LAPOLLI, E. M. ; GOMES, R. K. . Práticas intraempreendedoras na gestão pública: um estudo de caso na Embrapa. Estudos Avançados, v. 90, n.31, p.127-142, 2017. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/137889
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação y Realidade, v.44. n.3, p.30-48, 2019. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
POLONIA, A. C. ; SANTOS, M. F. S. Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, .v. 46, n.1, p.1-22. 2020. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217461
REIBENSPIESS, V. ; DRECHSLER, K. ; ECKHARDT, A. ; WAGNER, H.. (2022) Tapping into the wealth of employees’ ideas: Design principles for a digital intrapreneurship platform. Information & Management, v. 59, n.3, p.103287, 2022. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378720618307018
REIS, A.; ANDRÉ, M. E. A. D.; PASSOS, L. F. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v.23, n.12, p.33-52, 2020. Recuperado de: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.289
RODRIGUES, C. A. CARVALHO. Em foco a comunicação na prática docente. I EDIPE. Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003. Recuperado de: cepedgoias.com.br/edipe/ledipe/edipe.html.
ROGGERO, R. Valorização profissional e condições de trabalho docente no plano nacional de educação. EccoS-Ver. Cient, v.8, n.1, p.40-54, 2020. Recuperado de: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.6345
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
SILVA, M. V. M. A empatia como estratégia para o ensino de História. Dissertação Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2018. Recuperado de: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116540
STEFANO, S. R.; BERNADIM, M. L.. A ação da liderança. In: Lenzi, F. C. (Org); Kiesel, M. D. (Org); Zucco, F. D. (Org). Ação Empreendedora: como desenvolver e administrar o seu negócio com excelência. São Paulo: Editora Gente, 2010.
TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. 4 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora FGV,2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.