Ensino médio técnico em tempos de pandemia

análise do acesso, permanência e êxito no município de Uruçuí-Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14630

Palavras-chave:

COVID-19, Aprendizagem, Ensino remoto

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar variáveis associadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes do campus Uruçuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante os anos letivos de 2020 e 2021. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários a estudantes e professores da Instituição. Verificou-se que vulnerabilidade socioeconômica da população local. Apesar disso, a comunidade acadêmica em estudo adaptou-se à nova realidade escolar imposta pela pandemia e seguiu com as atividades de ensino de forma remota nos anos de 2020 e 2021, apontando como fatores limitantes, sobretudo, a baixa literacia digital, tendo em vista o déficit estrutural em termos de acesso às ferramentas tecnológicas que não se pode superar de forma imediata.

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Biografia do Autor

Miguel Antonio Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

É pós-doutor pelo Instituto de Estudos Avançados da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência nas áreas de Educação, inclusão, tecnologias, Matemática, Empreendedorismo, Administração rural e economia rural, sustentabilidade, Logística reversa

Ana Estela Haddad, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP. Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). É membro do Grupo SAITE (Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação) de Pesquisa do CNPq. Linhas de pesquisa: Educação Superior na Saúde, Educação Permanente na Saúde, Força de Trabalho em Saúde, Políticas públicas de educação e de saúde, Primeira Infância, Telessaúde, Teleodontologia, Educação mediada por tecnologias, Políticas públicas.

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Publicado

05/02/2024

Como Citar

RODRIGUES, MIGUEL ANTONIO; HADDAD, Ana Estela. Ensino médio técnico em tempos de pandemia: análise do acesso, permanência e êxito no município de Uruçuí-Piauí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14630, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14630. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14630. Acesso em: 29 abr. 2024.

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