ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7667

Palavras-chave:

Ensino de química, contextualização, interdisciplinaridade

Resumo

A interdisciplinaridade e a contextualização são meios pedagógicos para promover uma aprendizagem mais eficaz, ambos estão presentes em documentos que norteiam a modalidade de ensino integrado, comtemplada na Educação Profissional e Tecnológica que se expande juntamente com os Institutos Federais. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou apresentar uma proposta didática contextualizada e interdisciplinar para o ensino de Química no curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. A proposta se desenvolveu com uma turma do Técnico em Informática em conjunto com um professor de Informática, na qual, por meio da descrição de componentes de computadores, houve a intervenção tanto do professor de Química, no ensino de Tabela Periódica, quanto pelo professor de Informática, no ensino das funções e características de cada periférico. Pelo relato dos estudantes e do professor de Informática envolvido na proposta, pôde-se notar relevante interesse dos discentes em aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos envolvidos, o que nos leva a crer que nossa proposta foi adequada às propostas didáticas de interdisciplinaridade e contextualização.

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Biografia do Autor

Alexandre Geraldo Viana Faria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Mestre em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que coordenou por cinco anos. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. Colaborou na implantação da escola Cefron ? Centro Educacional da Fronteira na cidade de Bela Vista/MS onde foi Coordenador Geral por 6 anos. Atualmente é Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no IFMS e membro Titular Eleito, representante da categoria Docente da área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE/IFMS.

Rodrigo Andrade Cardoso, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007), especialização em Engenharia de Componentes pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e mestrado em Bioinformática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Rafael Rodrigues Godoy, Fundação Educacional de Coxim - FEC

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Professor de Química da Escola Estadual Padre Nunes. Professor de Matemática Básica da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Possui Interesse de pesquisa na área de Físico-Química.

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Publicado

20/04/2019

Como Citar

FARIA, Alexandre Geraldo Viana; CARDOSO, Rodrigo Andrade; GODOY, Rafael Rodrigues. ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7667, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7667. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7667. Acesso em: 22 dez. 2024.

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