ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7667Palavras-chave:
Ensino de química, contextualização, interdisciplinaridadeResumo
A interdisciplinaridade e a contextualização são meios pedagógicos para promover uma aprendizagem mais eficaz, ambos estão presentes em documentos que norteiam a modalidade de ensino integrado, comtemplada na Educação Profissional e Tecnológica que se expande juntamente com os Institutos Federais. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou apresentar uma proposta didática contextualizada e interdisciplinar para o ensino de Química no curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. A proposta se desenvolveu com uma turma do Técnico em Informática em conjunto com um professor de Informática, na qual, por meio da descrição de componentes de computadores, houve a intervenção tanto do professor de Química, no ensino de Tabela Periódica, quanto pelo professor de Informática, no ensino das funções e características de cada periférico. Pelo relato dos estudantes e do professor de Informática envolvido na proposta, pôde-se notar relevante interesse dos discentes em aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos envolvidos, o que nos leva a crer que nossa proposta foi adequada às propostas didáticas de interdisciplinaridade e contextualização.Downloads
Referências
ADVFN. Preço e cotação das principais Commodities e Mercadorias da BM&F e mundo. 2015. Disponível em: <http://www.br.advfn.com/commotidies>. Data do Acesso: 24/06/2018
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Área Profissional: Informática. Brasília. 2000. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_informacao_comunicacao/>. Data do Acesso: 15/06/2018
BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002a.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 03, de 18 de Dezembro de 2002; Brasília, 2002b. Disponível em: . pdf. Data do Acesso: 18/06/2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL. Acesso a Informação. Câmpus que ofertam o curso Técnico Integrado em Informática. Brasília. 2014. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/>. Pedido realizado em: 08/12/2014, conforme protocolo número 23480014636201492.
DAMIANI, L. R. Filmes de óxido de índio dopado com estanho depositados por magnetron sputtering. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo – USP Ano de defesa 2010.
FRANÇA, A.; BONFIM, M. Documento auxiliar ao manual técnico da circuibras para o desenvolvimento de circuitos impressos. UFPR -Departamento de Engenharia Elétrica. 2010
GALLO, J, B.; AGNELLI. J. A. M. Aspectos do comportamento de polímeros em condições de incêndio. Polímeros. 1998, vol.8, n.1, pp. 23-38. ISSN 0104-1428. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/po/v8n1/8326.pdf> Data do Acesso: 28/03/2018
IFMS. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. 2014-2018. 2014. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/pdi/>. Data do Acesso: 17/05/2018
IFMS. Projeto do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Informática. 2010. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-informatica-coxim.pdf >. Data do Acesso: 17/06/2018
IFMS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. 2012. Disponível em <http://www.ifms.edu.br/wp-content/uploads/2011/05/Organiza%C3%A7%C3%A3o-Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gica.pdf>. Data do Acesso: 17/05/2018
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.
MORIMOTO, C. E. Hardware, o Guia Definitivo. São Paulo: GDH Press e Sul Editores, 2011. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/guias/hds/como-hds-funcionam.html> Data do Acesso: 04/04/2018
NASCIMENTO, C. A. Princípio de Funcionamento da Célula Fotovoltaica. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Lavras – MG. Ano de defesa 2004.
OLIVEIRA, R. da S; GOMES, E. S.; AFONSO, J. C. O Lixo Eletroeletrônico: Uma Abordagem para o Ensino Fundamental e Médio. Química Nova Na Escola. Vol. 32, N° 4, 2010.
PACHECO, E. Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. 1ª Ed, Moderna. Brasília, 2011.
PACHECO, E. Secretaria de Educação Profissional e tecnológica do ministério da educação. Perspectivas da educação Profissional técnica de nível médio. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Moderna. Brasilia. 2012.
POLI. Educação Profissional e Ensino Médio Integrado no Brasil: um balanço das conquistas e reivindicações. Revista Poli. Nº 15, jan-fev 2011, Disponível em <http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/Edicoesrevistapoli/R17.pdf> Data do Acesso: 24/06/2018
RAMOS, M. Concepção de Ensino Médio Integrado. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: <http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf>. Data do Acesso: 20/06/2018
RODA, D. T. Aditivos Retardantes de Chamas. 2014. Disponível em: <http://www.tudosobreplasticos.com/aditivos/antichamas.asp>. Data do Acesso: 15/03/2018
SILVA, E. L. da. Contextualização no ensino de química: idéias e proposições de um grupo de professores. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Física. USP. 2007.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., vol.13, no.39. Dez, 2008.
WRIGHT, L. Sonhos de lítio. A Bolívia se tornará a Arábia Saudita da era do carro elétrico? Revista Piauí. 2010. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-45/questoes-energeticas/sonhos-de-litio>. Data do Acesso: 24/06/2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.