ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7667

Palavras-chave:

Ensino de química, contextualização, interdisciplinaridade

Resumo

A interdisciplinaridade e a contextualização são meios pedagógicos para promover uma aprendizagem mais eficaz, ambos estão presentes em documentos que norteiam a modalidade de ensino integrado, comtemplada na Educação Profissional e Tecnológica que se expande juntamente com os Institutos Federais. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou apresentar uma proposta didática contextualizada e interdisciplinar para o ensino de Química no curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. A proposta se desenvolveu com uma turma do Técnico em Informática em conjunto com um professor de Informática, na qual, por meio da descrição de componentes de computadores, houve a intervenção tanto do professor de Química, no ensino de Tabela Periódica, quanto pelo professor de Informática, no ensino das funções e características de cada periférico. Pelo relato dos estudantes e do professor de Informática envolvido na proposta, pôde-se notar relevante interesse dos discentes em aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos envolvidos, o que nos leva a crer que nossa proposta foi adequada às propostas didáticas de interdisciplinaridade e contextualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Geraldo Viana Faria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Mestre em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que coordenou por cinco anos. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. Colaborou na implantação da escola Cefron ? Centro Educacional da Fronteira na cidade de Bela Vista/MS onde foi Coordenador Geral por 6 anos. Atualmente é Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no IFMS e membro Titular Eleito, representante da categoria Docente da área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE/IFMS.

Rodrigo Andrade Cardoso, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007), especialização em Engenharia de Componentes pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e mestrado em Bioinformática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Rafael Rodrigues Godoy, Fundação Educacional de Coxim - FEC

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Professor de Química da Escola Estadual Padre Nunes. Professor de Matemática Básica da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Possui Interesse de pesquisa na área de Físico-Química.

Referências

ADVFN. Preço e cotação das principais Commodities e Mercadorias da BM&F e mundo. 2015. Disponível em: <http://www.br.advfn.com/commotidies>. Data do Acesso: 24/06/2018

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Área Profissional: Informática. Brasília. 2000. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_informacao_comunicacao/>. Data do Acesso: 15/06/2018

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 03, de 18 de Dezembro de 2002; Brasília, 2002b. Disponível em: . pdf. Data do Acesso: 18/06/2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Acesso a Informação. Câmpus que ofertam o curso Técnico Integrado em Informática. Brasília. 2014. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/>. Pedido realizado em: 08/12/2014, conforme protocolo número 23480014636201492.

DAMIANI, L. R. Filmes de óxido de índio dopado com estanho depositados por magnetron sputtering. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo – USP Ano de defesa 2010.

FRANÇA, A.; BONFIM, M. Documento auxiliar ao manual técnico da circuibras para o desenvolvimento de circuitos impressos. UFPR -Departamento de Engenharia Elétrica. 2010

GALLO, J, B.; AGNELLI. J. A. M. Aspectos do comportamento de polímeros em condições de incêndio. Polímeros. 1998, vol.8, n.1, pp. 23-38. ISSN 0104-1428. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/po/v8n1/8326.pdf> Data do Acesso: 28/03/2018

IFMS. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. 2014-2018. 2014. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/pdi/>. Data do Acesso: 17/05/2018

IFMS. Projeto do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Informática. 2010. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-informatica-coxim.pdf >. Data do Acesso: 17/06/2018

IFMS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. 2012. Disponível em <http://www.ifms.edu.br/wp-content/uploads/2011/05/Organiza%C3%A7%C3%A3o-Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gica.pdf>. Data do Acesso: 17/05/2018

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.

MORIMOTO, C. E. Hardware, o Guia Definitivo. São Paulo: GDH Press e Sul Editores, 2011. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/guias/hds/como-hds-funcionam.html> Data do Acesso: 04/04/2018

NASCIMENTO, C. A. Princípio de Funcionamento da Célula Fotovoltaica. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Lavras – MG. Ano de defesa 2004.

OLIVEIRA, R. da S; GOMES, E. S.; AFONSO, J. C. O Lixo Eletroeletrônico: Uma Abordagem para o Ensino Fundamental e Médio. Química Nova Na Escola. Vol. 32, N° 4, 2010.

PACHECO, E. Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. 1ª Ed, Moderna. Brasília, 2011.

PACHECO, E. Secretaria de Educação Profissional e tecnológica do ministério da educação. Perspectivas da educação Profissional técnica de nível médio. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Moderna. Brasilia. 2012.

POLI. Educação Profissional e Ensino Médio Integrado no Brasil: um balanço das conquistas e reivindicações. Revista Poli. Nº 15, jan-fev 2011, Disponível em <http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/Edicoesrevistapoli/R17.pdf> Data do Acesso: 24/06/2018

RAMOS, M. Concepção de Ensino Médio Integrado. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: <http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf>. Data do Acesso: 20/06/2018

RODA, D. T. Aditivos Retardantes de Chamas. 2014. Disponível em: <http://www.tudosobreplasticos.com/aditivos/antichamas.asp>. Data do Acesso: 15/03/2018

SILVA, E. L. da. Contextualização no ensino de química: idéias e proposições de um grupo de professores. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Física. USP. 2007.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., vol.13, no.39. Dez, 2008.

WRIGHT, L. Sonhos de lítio. A Bolívia se tornará a Arábia Saudita da era do carro elétrico? Revista Piauí. 2010. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-45/questoes-energeticas/sonhos-de-litio>. Data do Acesso: 24/06/2018

Downloads

Publicado

20/04/2019

Como Citar

FARIA, Alexandre Geraldo Viana; CARDOSO, Rodrigo Andrade; GODOY, Rafael Rodrigues. ENSINO DE QUÍMICA NO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7667, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7667. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7667. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.