Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14897Palavras-chave:
Ensino de Química, Educação inclusiva, Cultura Maker, Prototipagem digital, Impressão 3DResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Química a estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo deste estudo foi utilizar softwares de modelagem para prototipagem digital e impressão 3D na criação de um recurso didático tátil, que incorpora a Grafia Química Braille, com o intuito de oferecer aos professores de Química caminhos alternativos para o ensino de representações químicas, como fórmulas e equações, a estudantes com deficiência visual. O processo de produção envolveu procedimentos de modelagem, testes de parametrização, impressão e encaixe, bem como testes táteis para reconhecimento e leitura das inscrições em braille, análise de aspectos funcionais do recurso, sua portabilidade e procedimentos de uso. Através das tecnologias utilizadas, foi possível produzir um recurso didático com alto potencial para a mediação didática de estudantes com deficiência visual na aprendizagem de aspectos fundamentais da Grafia Química Braille e montagem de fórmulas e equações químicas.
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