Atividade integradora no curso Técnico Integrado em Alimentos

aproximação com a teoria da objetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16387

Palavras-chave:

Labor conjunto, representações do trabalho, interdisciplinaridade, contextualização

Resumo

Este artigo relata uma ação pedagógica, desenvolvida e aplicada na Educação Profissional e Tecnológica. Utilizando de ação metodológica inovadora, visando auxiliar na formação de trabalhadores maiêuticos essa metodologia de ensino, denominada de Atividade Integradora (AI), considera as representações do trabalho, traz em sua concepção a interdisciplinaridade e a contextualização. Na ação, que foi desenvolvida e aplicada para curso técnico integrado em alimentos, foram utilizados princípios pedagógicos da Teoria da Objetivação. Os resultados indicam que os professores envolvidos na ação contribuíram mutuamente com a atividade, desconstruíram paradigmas da incompatibilidade de áreas do conhecimento, o que ficou evidenciado também entre os estudantes. A ação auxiliou na criticidade dos estudantes e na formação de uma concepção mais coletiva de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alexandre Geraldo Viana Faria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui mestrado profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. É professor do EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que coordenou por cinco anos. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no IFMS de 2013 até 2020. Atualmente é coordenador do Programa Residência Pedagógica (RP) do IFMS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, educação profissional e modelagem química.

Lucas Matheus Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2023). Tem experiência na área de Química. Atuação Profissional no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul como Membro no Projeto de Pesquisa "Formação de Professores para Atuação na Educação Profissional" e como bolsista nos programas de aperfeiçoamento da Capes PIBID e Residência Pedagógica (RP).

Muryel Furtado de Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Graduada pela Universidade Para o Desenvolvimento da Região e do Estado e da Região do Pantanal (2009). Atualmente mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, com experiência em bioquímica, fitoquímica, metabólitos secundários e agricultura, bem como fungos endofíticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal e Cerrado .Essencialmente uma profissional da educação que aplica o estudo por investigação, atuando como docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

02/09/2024

Como Citar

FARIA, Alexandre Geraldo Viana; MORAIS, Lucas Matheus; DE BARROS, Muryel Furtado. Atividade integradora no curso Técnico Integrado em Alimentos: aproximação com a teoria da objetivação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e16387, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.16387. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16387. Acesso em: 14 out. 2024.

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