Atividade integradora no curso Técnico Integrado em Alimentos
aproximação com a teoria da objetivação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16387Palavras-chave:
Labor conjunto, representações do trabalho, interdisciplinaridade, contextualizaçãoResumo
Este artigo relata uma ação pedagógica, desenvolvida e aplicada na Educação Profissional e Tecnológica. Utilizando de ação metodológica inovadora, visando auxiliar na formação de trabalhadores maiêuticos essa metodologia de ensino, denominada de Atividade Integradora (AI), considera as representações do trabalho, traz em sua concepção a interdisciplinaridade e a contextualização. Na ação, que foi desenvolvida e aplicada para curso técnico integrado em alimentos, foram utilizados princípios pedagógicos da Teoria da Objetivação. Os resultados indicam que os professores envolvidos na ação contribuíram mutuamente com a atividade, desconstruíram paradigmas da incompatibilidade de áreas do conhecimento, o que ficou evidenciado também entre os estudantes. A ação auxiliou na criticidade dos estudantes e na formação de uma concepção mais coletiva de aprendizagem.
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