Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves
uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13812Palavras-chave:
Educação Omnilateral, Mundo do Trabalho, Tecnologia, Emancipação, Marajó.Resumo
Este estudo propõe reflexões sobre Educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Pará Campus Breves, através de análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e de Cursos integrados ao Ensino Médio do referido Campus, buscando observar nas escritas a(s) concepção(s) de educação profissional adotada(s) pela instituição. Ao longo do trabalho problematiza-se mercado do trabalho versus mundo do trabalho; educação omnilateral tecnológica e politécnica e trabalho manual e intelectual. Evidencia-se também o trabalho como princípio educativo, aludindo a necessidade da educação formal apresentar sentidos para formação humana. A educação profissional do IFPA/ Campus Breves tem a função social de ofertar educação com qualidade, propagando igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável no Marajó.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Andréa Cristina de; SUHR, Inge Renate Fröse. Educação profissional no Brasil: a construção de uma proposta educativa dual. Revista Intersaberes, vol.7 n.13, p. 81 – 110, jan. / jun. 2012.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm >. Acesso em: 09 nov. 2021.
CASSIN, Marcos; BOTIGLIERI, M. Fernanda. Relação trabalho e educação na reprodução das condições de produção e das relações de produção. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. Especial, p.112-120, mai.2009.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte. v.23. n.1. p. 187-205. jan-abr |de 2014.
CRISTO, Ana Cláudia Peixoto de. Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do Município de Breves/Pará. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 2007, p. 40-59.
FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo lula: um percurso histórico controvertido. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a17>. Acesso em: 11 mai. 2021.
FRIGOTTO, Gaudênio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Capital Humano. Espacio Social. México: Siglo Veinteuno, 1997. Democrática. Barcelona: Gedisa, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.
FRIGOTTO, Gaudênio. Escola “sem” partido Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
PACHECO. En el corazón de la Amazonía: identidades, saberes e religiosidades no Regime das Águas Marajoaras. Tese de Doutorado em História Social. São Paulo: PUC-SP, 2009.
PARÁ. Projeto pedagógico de curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2018.
PARÁ. Projeto Pedagógico do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2018.
PARÁ. Projeto Pedagógico de curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2019.
PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Campus Breves – IFPA, PPP. 2017.
PARÁ. Instrução Normativa PROEN/IFPA nº 004, PI. 2018.
RIBEIRO, E. C. S. R.; SOBRAL, K. M.; JATAÍ, R. P. Omnilateralidade, politecnia, escola unitária e educação tecnológica: uma análise marxista. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI, 1., 2016, Ceará. Anais. Ceará: UFC, 2016. p. 1-11.
SILVA, Airton Marques da. Metodologia da pesquisa. 2.ed. rev. – Fortaleza, CE: EDUECE, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.