Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves

uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13812

Palavras-chave:

Educação Omnilateral, Mundo do Trabalho, Tecnologia, Emancipação, Marajó.

Resumo

Este estudo propõe reflexões sobre Educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Pará Campus Breves, através de análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e de Cursos integrados ao Ensino Médio do referido Campus, buscando observar nas escritas a(s) concepção(s) de educação profissional adotada(s) pela instituição. Ao longo do trabalho problematiza-se mercado do trabalho versus mundo do trabalho; educação omnilateral tecnológica e politécnica e trabalho manual e intelectual. Evidencia-se também o trabalho como princípio educativo, aludindo a necessidade da educação formal apresentar sentidos para formação humana. A educação profissional do IFPA/ Campus Breves tem a função social de ofertar educação com qualidade, propagando igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável no Marajó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciada plena em Letras - Língua Portuguesa e Pedagogia. Pós graduada em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura brasileira; Educação especial e inclusiva; e Gestão Educacional.

Jeovani de Jesus Couto, Docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará

Doutoranda em Educação- UEPA, Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares- IFPA, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável -UFPA e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo com ênfase em Pedagogia da Alternância e desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência na docência do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além da Docência no Ensino Superior (pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo) e Especializações em Docência da Educação Profissional, Agroextrativismo e Desenvolvimento Rural , Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia da Alternância e em Docência da Educação Profissional. Acumula experiência também na Coordenação técnico pedagógica no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado em Floresta. Atualmente é Docente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Pará- Campus Breves.

Referências

ALMEIDA, Andréa Cristina de; SUHR, Inge Renate Fröse. Educação profissional no Brasil: a construção de uma proposta educativa dual. Revista Intersaberes, vol.7 n.13, p. 81 – 110, jan. / jun. 2012.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm >. Acesso em: 09 nov. 2021.

CASSIN, Marcos; BOTIGLIERI, M. Fernanda. Relação trabalho e educação na reprodução das condições de produção e das relações de produção. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. Especial, p.112-120, mai.2009.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte. v.23. n.1. p. 187-205. jan-abr |de 2014.

CRISTO, Ana Cláudia Peixoto de. Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do Município de Breves/Pará. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 2007, p. 40-59.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo lula: um percurso histórico controvertido. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a17>. Acesso em: 11 mai. 2021.

FRIGOTTO, Gaudênio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Capital Humano. Espacio Social. México: Siglo Veinteuno, 1997. Democrática. Barcelona: Gedisa, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.

FRIGOTTO, Gaudênio. Escola “sem” partido Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

PACHECO. En el corazón de la Amazonía: identidades, saberes e religiosidades no Regime das Águas Marajoaras. Tese de Doutorado em História Social. São Paulo: PUC-SP, 2009.

PARÁ. Projeto pedagógico de curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2018.

PARÁ. Projeto Pedagógico do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2018.

PARÁ. Projeto Pedagógico de curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio Breves – IFPA, PPC. 2019.

PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Campus Breves – IFPA, PPP. 2017.

PARÁ. Instrução Normativa PROEN/IFPA nº 004, PI. 2018.

RIBEIRO, E. C. S. R.; SOBRAL, K. M.; JATAÍ, R. P. Omnilateralidade, politecnia, escola unitária e educação tecnológica: uma análise marxista. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI, 1., 2016, Ceará. Anais. Ceará: UFC, 2016. p. 1-11.

SILVA, Airton Marques da. Metodologia da pesquisa. 2.ed. rev. – Fortaleza, CE: EDUECE, 2015.

Downloads

Publicado

14/11/2024

Como Citar

SANTOS, Ana Carolina Gonçalves dos; COUTO, Jeovani de Jesus. Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves: uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13812, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13812. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13812. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.