Atividade Integradora
proposta metodológica para a Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14529Palavras-chave:
Interdisciplinaridade;, Contextualização;, Atividade Integradora;Resumo
Neste trabalho é apresentado a sequência de etapas necessárias para se desenvolver uma ação pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica, que será chamada de Atividade Integradora (AI). São mostrados os pressupostos teóricos da formação para o trabalho, apontamentos que envolvem o conceito de interdisciplinaridade, contextualização, representação do trabalho e domínios do trabalhador, bem como apresentado a aplicação prática da proposta. São discutidos a construção dessa metodologia, com o passo a passo, a ser seguido para o desenvolvimento da AI. Entre os resultados, foram identificadas facilidades em interações entre os docentes envolvidos no processo e entre os estudantes, e observado que a ação auxiliou na compreensão de conteúdos abordados e na formação da criticidade dos discentes.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David. Paul. Uma Perspectiva Cognitiva. In: AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos. LDA, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza e suas tecnologias. Volume 2. Brasília, 2006.
FARIA, Alexandre Geraldo Viana. O trabalhador que queremos: saberes necessários para a formação de trabalhadores. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, p. 252-268, 2021 DOI: https://doi.org/10.21920/recei72021722252268
FARIA, Alexandre Geraldo Viana. RECENA, Maria Celina Piazza. Inserção da educação profissional nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química nos institutos federais. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 971-986, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n3.18
FOUREZ, Gerald, A interdisciplinaridade em sentido estrito, in: MAINGAIN, A.; DUFOUR, B. Abordagens didáticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Sabotagem, 2006.
KRUGER, Raquel. Desenvolvimento e aplicação de Atividade Integradora tendo como tema o descarte de lixo eletrônico. Monografia. IFMS. (2022)
LUKÁCS, Geörg. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, nº 4. São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, 1978.
MACHADO, Nilson. José. Interdisciplinaridade e contextualização. In: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC; INEP, 2005. p. 41-53.
MADUREIRA, Bruna Guimarães; PEREIRA, Maria Geralda; AVELINO, Patrick Roberto; COSTA, Henrique Silveira; MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de. Efeitos de programas de reabilitação multidisciplinar no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Cadernos Saúde Coletiva. n. 26 (2). Rio de Janeiro, 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462x201800020446
RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación. In: GOBARA, Shirley.Takeco.; RADFORD, Luis. (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Livraria da Física, 15–42, 2020.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. – 2ª edição, (Coleção polêmicas de novos tempos; v. 40). São Paulo, SP: Cortez: Autores associados, 1991.
SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade – O Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998.
SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Física. USP. 2007.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem . São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.