Atividade Integradora

proposta metodológica para a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14529

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade;, Contextualização;, Atividade Integradora;

Resumo

Neste trabalho é apresentado a sequência de etapas necessárias para se desenvolver uma ação pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica, que será chamada de Atividade Integradora (AI). São mostrados os pressupostos teóricos da formação para o trabalho, apontamentos que envolvem o conceito de interdisciplinaridade, contextualização, representação do trabalho e domínios do trabalhador, bem como apresentado a aplicação prática da proposta. São discutidos a construção dessa metodologia, com o passo a passo, a ser seguido para o desenvolvimento da AI. Entre os resultados, foram identificadas facilidades em interações entre os docentes envolvidos no processo e entre os estudantes, e observado que a ação auxiliou na compreensão de conteúdos abordados e na formação da criticidade dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Geraldo Viana Faria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui mestrado profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. É professor do EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que coordenou por cinco anos. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no IFMS de 2013 até 2020. Atualmente é coordenador do Programa Residência Pedagógica (RP) do IFMS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, educação profissional e modelagem química.

Referências

AUSUBEL, David. Paul. Uma Perspectiva Cognitiva. In: AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos. LDA, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza e suas tecnologias. Volume 2. Brasília, 2006.

FARIA, Alexandre Geraldo Viana. O trabalhador que queremos: saberes necessários para a formação de trabalhadores. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, p. 252-268, 2021 DOI: https://doi.org/10.21920/recei72021722252268

FARIA, Alexandre Geraldo Viana. RECENA, Maria Celina Piazza. Inserção da educação profissional nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química nos institutos federais. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 971-986, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n3.18

FOUREZ, Gerald, A interdisciplinaridade em sentido estrito, in: MAINGAIN, A.; DUFOUR, B. Abordagens didáticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Sabotagem, 2006.

KRUGER, Raquel. Desenvolvimento e aplicação de Atividade Integradora tendo como tema o descarte de lixo eletrônico. Monografia. IFMS. (2022)

LUKÁCS, Geörg. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, nº 4. São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, 1978.

MACHADO, Nilson. José. Interdisciplinaridade e contextualização. In: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC; INEP, 2005. p. 41-53.

MADUREIRA, Bruna Guimarães; PEREIRA, Maria Geralda; AVELINO, Patrick Roberto; COSTA, Henrique Silveira; MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de. Efeitos de programas de reabilitação multidisciplinar no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Cadernos Saúde Coletiva. n. 26 (2). Rio de Janeiro, 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462x201800020446

RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación. In: GOBARA, Shirley.Takeco.; RADFORD, Luis. (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Livraria da Física, 15–42, 2020.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. – 2ª edição, (Coleção polêmicas de novos tempos; v. 40). São Paulo, SP: Cortez: Autores associados, 1991.

SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade – O Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998.

SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Física. USP. 2007.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem . São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

02/10/2023

Como Citar

FARIA, Alexandre Geraldo Viana; VAZ, Erika Fernanda Dos Santos Almeida; KRUGER, Raquel. Atividade Integradora: proposta metodológica para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14529, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14529. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14529. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.