A equoterapia no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11622

Palavras-chave:

Educação profissional. Inclusão social. Equoterapia.

Resumo

Esta revisão narrativa tem como objetivo compreender o processo introdutório da equoterapia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, seguindo seu percurso histórico desde a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica até a quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfica e documental que nos trazem importantes dados sobre o panorama social, político e educacional do ensino profissionalizante no Brasil. As mudanças de caráter institucional e governamental, assim como as reformas do ensino verificadas, nos permitem concluir que foram fatores determinantes para a introdução da equoterapia nesse contexto escolar contribuindo para uma educação mais plena e inclusiva.

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Biografia do Autor

André Luiz Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano; Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer - CIAFEL; Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IFBaiano), possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando do Programa Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). 

Teresa Paula Dias Figueiras, Instituto Universitário da Maia - ISMAI

Professora auxiliar do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), possui mestrado e doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), domínio científico de atuação em Ciências Sociais-Psicologia e Ciências Sociais-Ciências da Educação.

Rui Manuel Nunes Corredeira, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP; Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer - CIAFEL

Professor auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), vogal do Conselho Executivo, membro do Conselho Científico, diretor de Curso de Mestrado 2º. Ciclo em Atividade Física Adaptada, presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso 2º. Ciclo em Atividade Física Adaptada.

Nuno José Corte-Real Correia Alves, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP; Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto – CIFI2D

Professor associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), possui Licenciatura em Educação Física, Mestrado em Promoção da Saúde e Doutoramento em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Tem experiência em coordenação de projetos na escola e na comunidade.

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Publicado

07/02/2022

Como Citar

MELO, André Luiz; FIGUEIRAS, Teresa Paula Dias; CORREDEIRA, Rui Manuel Nunes; CORREIA ALVES, Nuno José Corte-Real. A equoterapia no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11622, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11622. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11622. Acesso em: 26 dez. 2024.

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