A (re)construção curricular na Educação Profissional e Tecnológica: integração e interdisciplinaridade conectando teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11616

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Currículo Integrado.

Resumo

Este artigo abordou a importância da interdisciplinaridade como fundamento do currículo integrado para o equilíbrio entre teoria e prática em cursos voltados para a Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral visou apontar o caráter teórico-prático que constitui a modalidade de formação tecnológica, demonstrando a necessidade da integração curricular através da interdisciplinaridade para o seu equilíbrio. A metodologia empregada foi bibliográfica e analítica, tomando como recorte de análise as grades curriculares do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da UEMG, unidade Campanha. Como resultados, foi possível observar que a nova grade curricular foi reestruturada tomando como base a perspectiva do currículo integrado propondo modificações que visaram a interdisciplinaridade para conjugar teoria e prática junto à formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Noronha Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora Doutora em Ciências da Linguagem; Professora designada pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/MEC. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Gerais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: Diário Oficial, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf Acesso em: 06/06/2020

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI. L., JANTSCH. A. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes. 1995

MINAS GERAIS. Universidade do Estado de Minas Gerais. Estrutura Curricular do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Campanha, MG. 2007. Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/ArqEstruturaCurricularCurso164I20150209122820.pdf Acesso em: 05/10/2020

MINAS GERAIS. Universidade do Estado de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aprovado pelo COEPE/UEMG em 25/09/2019 Campanha, MG. 2019 58p. Disponível em: http://www.uemg.br/images/PPC_Processos_Gerenciais_Campanha_-_aprovado_coepe_25.09.2019.pdf Acesso em: 05/10/2020

MOURA, D. H. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR nº7, v.1, 2012 Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702 Acesso em: 05/10/2020

MOURA, D. H.; BARACHO, M. Das G. Redimensionamento do Projeto Pedagógico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte: processo de Construção Coletiva de um Currículo. In: Anais IV Seminário Regional de Política e administração da educação do Nordeste, Natal, 2006.

PIRES, M.F.C. Reflexões sobre a interdisciplinaridade na perspectiva de integração entre as disciplinas dos cursos de graduação. Revista do IV Circuito PROGRAD: As disciplinas de seu curso estão integradas? UNESP. São Paulo, 1996. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/1998.v2n2/173-182/pt/ Acesso em 15/10/2020.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ed. São Paulo: Cortez: 2012. p. 107-128

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf Acesso em 17/8/2020.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo.3° Edição. Editora Autêntica. 2010.

VEIGA, I. P. A. Educação Básica e Educação Superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

10/02/2022

Como Citar

PEREIRA, Lidia Noronha. A (re)construção curricular na Educação Profissional e Tecnológica: integração e interdisciplinaridade conectando teoria e prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11616, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11616. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11616. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.