Ensino médio técnico em tempos de pandemia
análise do acesso, permanência e êxito no município de Uruçuí-Piauí
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14630Palavras-chave:
COVID-19, Aprendizagem, Ensino remotoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar variáveis associadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes do campus Uruçuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante os anos letivos de 2020 e 2021. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários a estudantes e professores da Instituição. Verificou-se que vulnerabilidade socioeconômica da população local. Apesar disso, a comunidade acadêmica em estudo adaptou-se à nova realidade escolar imposta pela pandemia e seguiu com as atividades de ensino de forma remota nos anos de 2020 e 2021, apontando como fatores limitantes, sobretudo, a baixa literacia digital, tendo em vista o déficit estrutural em termos de acesso às ferramentas tecnológicas que não se pode superar de forma imediata.
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