Impactos do PROCAD para fortalecimento da pesquisa em Educação Integral no interior da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15123

Palavras-chave:

procad, amazonia, educação integral

Resumo

Este artigo mapeia os impactos do projeto As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação no PPGE/UFOPA, aprovado no PROCAD. Situamos o leitor quanto ao surgimento e as metas do PROCAD em contribuição aos programas de pós-graduação em consolidação e procedemos a análise de seus impactos no referido programa. O levantamento de dados  foi constituído a partir de relatórios e foi realizada consulta a uma amostra das produções, as dissertações defendidas no programa. Os resultados apontam o impulsionamento de produções; aprofundamento da compreensão sobre  as políticas indutoras de educação integral e a consolidação da formação acadêmica dos estudantes que, em sua maioria, são profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Leandro Sartori, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral no PPGE/UFOPA sob supervisão de Maria Lília I. S. Colares. Professor Adjunto do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ. E-mail: leandrosartorigoncalves@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6073-1313.

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UFOPA. Vice-coordenadora do PPGE/UFOPA. Coordenadora associada do projeto PROCAD “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação”. Pesquisadora PQ2 no CNPQ. E-mail: liliacolaress@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5915-6742

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Publicado

29/04/2024

Como Citar

SARTORI, Leandro; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. Impactos do PROCAD para fortalecimento da pesquisa em Educação Integral no interior da Amazônia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15123, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15123. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15123. Acesso em: 21 maio. 2024.

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