Quimare Soluções LTDA

Relato das trilhas de uma webquest interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15165

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem; TDIC; WebQuest.

Resumo

O presente trabalho apresenta dados da aplicação de uma WebQuest, que foi norteada considerando a rotina de uma empresa fictícia - QUIMARE Soluções LTDA. Por meio dela, estimulou-se estudantes do Ensino Médio a desenvolverem produtos de higiene e de cuidado pessoal. Para tal, organizou-se uma ação contendo oito trilhas, onde cada uma delas solicitava a execução de uma tarefa e, de forma colaborativa, as turmas organizavam-se para apresentar os resultados de acordo com o que era solicitado. Os dados produzidos tiveram perfil multimodal, pois vários recursos puderam ser explorados. Neste processo, reforça-se sobre a potencialidade do uso dessa metodologia, pois, neste caso, os estudantes puderam atuar como protagonistas no desenvolvimento de seus conhecimentos de várias áreas do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayana Bruna Nery Moncao , CTF/UFPI

CTF/UFPI

José Ribamar Lopes Batista Júnior, Colégio Técnico de Floriano/UFPI

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundadora e coordenadora do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).

Referências

BRASIL, Painel Coronavírus. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 20 jan. 2022.

CZERWINSKI; COGO. Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, 2018.

MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.

SILVA; R. B.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. A metodologia WebQuest no ensino de biologia perspectivas e aprendizagem. Revista Espacios, v. 41, n. 30, 2020.

Downloads

Publicado

29/04/2024

Como Citar

NERY MONCAO , Nayana Bruna; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. Quimare Soluções LTDA: Relato das trilhas de uma webquest interdisciplinar . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15165, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15165. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15165. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.