A importância do estágio supervisionado para a formação do estudante da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12653Palavras-chave:
Formação cidadã, Formação integral, Formação profissional e tecnológicaResumo
O estágio supervisionado é um ato educativo, que constitui o processo de formação dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio – EPTNM. Esse trabalho buscou analisar a contribuição do estágio para a formação integral dos indivíduos. Por meio da pesquisa de métodos mistos, foram aplicados questionários aos estudantes e realizadas entrevistas com coordenadores de cursos e servidores da Seção de estágio, amparados por revisão de literatura. Entre os principais resultados encontrados destacam-se o reconhecimento da importância do estágio para a formação cidadã e o interesse da maioria dos estudantes em estudar no IF. Os estudantes buscam ensino de qualidade para dar seguimento no nível superior e demonstram desinteresse pela área técnica.Downloads
Referências
ARAÚJO, M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão. Natal, v.52, n. 38, p.61-80, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998. Cap. 1.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 25 de junho de 2001. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: htpp:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007.../Lei/L11892.htm. Acesso em 30 nov. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 18 out. 2018.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um software livre gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v.21, n.2. p.513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf. Acesso em: 04 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
CAMPELLO, A. M. Dualidade Educacional. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/duaedu.html. Acesso em: 23 nov.2018.
COLOMBO, I. M.; BALLAO, C. M. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em revista. 2014, n.53, pp.171-186. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36902
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Tradução: Magda França Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artemed, 2010.
FRIGOTTO, G. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.
GOMES, V. C.; ARAÚJO, C. C.; MORAIS, R. P. Profissionalização no Ensino Médio no Brasil: A educação dirigida à classe trabalhadora. Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, nº 73 – jan./jun. 2017.
GONÇALVES, E.; LANDUCCI, F. L.; FREITAS, M. V. de; CATELLI JÚNIOR, R. As juventudes e suas inserções na educação, no mundo do trabalho e no campo da cultura. In: Direitos Humanos no Brasil 2015: Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Daniela Stefano e Maria Luísa Mendonça (org). 1ª edição, São Paulo: Outras expressões, 236 p, 2015.
GUSMÃO, C. A. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: a perda do caráter profissionalizante? Brasília, 2016. 181 p. Dissertação (Mestrado – Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, 2016.
LAMAS, C. B. O.; MIRANDA, P. R.; OLIVEIRA, A. P. L. R. Aproximações entre educação jurídica e ensino médio integrado: proposta para uma formação cidadã e ética. Educitec, Manaus, v. 04, n. 08, p. 421-439, nov. 2018. Edição especial.
OLIVEIRA, E. S. G.; CUNHA, V. L. O Estágio Supervisionado na formação continuada dos docentes à distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Murcia, Espanha. Ano V, n. 14, 2006.
PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. P. 13-32. Disponível em: https://fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.p df. Acesso em: 10. mar. 2020.
RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em
seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 24.nov.2019.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol %C3%Adtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 20 mai.2019.
SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). Planaltina, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-parmaria-elisabeth-salviati. Acesso em: 04 jul. 2020.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p.52-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SILVA, K. N. P.; RAMOS, M. O Ensino Médio Integrado no contexto da avaliação por resultados. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, Set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018186794
SPARTA, M.; GOMES, W. B. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de orientacação profissional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 45- 53, dez. 2005.
STACHIU, M.; TAGLIAMENTO, G.; POLLI, G. M. Empregabilidade e carreira de universitários: uma visão da psicologia social comunitária. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, São Paulo. v. 38, n. 94, p. 15-25,jan. 2018.
ZAMBON, L.B.; TERRAZZAN, E.A. Identidade do Ensino Médio no contexto de implementação da reestruturação curricular da Seduc/RS: Mudança ou Continuidade? Holos, Ano 33, v. 03. 2017. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5755
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.