A importância do estágio supervisionado para a formação do estudante da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12653

Palavras-chave:

Formação cidadã, Formação integral, Formação profissional e tecnológica

Resumo

O estágio supervisionado é um ato educativo, que constitui o processo de formação dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio – EPTNM. Esse trabalho buscou analisar a contribuição do estágio para a formação integral dos indivíduos. Por meio da pesquisa de métodos mistos, foram aplicados questionários aos estudantes e realizadas entrevistas com coordenadores de cursos e servidores da Seção de estágio, amparados por revisão de literatura. Entre os principais resultados encontrados destacam-se o reconhecimento da importância do estágio para a formação cidadã e o interesse da maioria dos estudantes em estudar no IF. Os estudantes buscam ensino de qualidade para dar seguimento no nível superior e demonstram desinteresse pela área técnica.

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Biografia do Autor

Mariana Soares Castro, Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG (2020). Pós-graduada em Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2012) e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho (2012). Bacharel em Farmácia pela Faculdade Minas (2010) e Licenciada em Química pela Universidade de Franca (2016)

Helton Nonato de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Professor EBTT no IF Sudeste MG. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Doutor em Environmental Sciences - Wageningen University and Research Center (2011). 

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Publicado

25/03/2024

Como Citar

CASTRO, Mariana Soares; SOUZA, Helton Nonato de. A importância do estágio supervisionado para a formação do estudante da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12653, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12653. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12653. Acesso em: 28 abr. 2024.

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