Adolescentes demonstram autonomia na modalidade remoto escolar? Um estudo de caso em biologia com alunos do ensino médio técnico

Autores

  • Ana Carla Costa-Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Ana Raquel Oliveira Mano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-6070-331X

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14856

Palavras-chave:

Maturidade escolar, Adolescência, Independência

Resumo

A autonomia discente na educação formal proporciona criatividade, percepção dos limites pelo próprio aluno e é fonte geradora de maturidade individual. No ensino moderno os professores têm à disposição inúmeras ferramentas tecnológicas que estimulam a aprendizagem e a autonomia no indivíduo. A nova geração nasceu “conectada”, por isso, estas ferramentas são facilmente assimiladas. Visando avaliar a autonomia na aprendizagem em alunos do ensino médio Técnico Integrado, foi utilizada neste estudo a plataforma EDPUZZLE. Turmas dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos dos cursos de Manutenção Automotiva e Petróleo & Gás do IFCE Campus Tabuleiro do Norte foram avaliadas e, para isto, foram criadas três salas de aulas na EDPUZZLE contendo 2 vídeos cada, com abordagem de conteúdos da disciplina de Biologia referentes aos anos. A autonomia foi verificada com base em métricas retiradas da plataforma. A maioria dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos foi participativa, desempenhou bem as atividades, demonstrando certa autonomia e interesse. Os casos de insucesso foram pontuais, fortemente observados nos 1ºs anos. Os 1ºs anos foram particularmente críticos, sem a adesão da maioria dos alunos, o que pode sinalizar problemas de adaptação com a nova escola, falta de base, dependência do professor, insegurança e falta de interesse, característicos da fase transicional entre o ensino fundamental e o médio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Oliveira Mano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6070-331X

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

E-mail: raquel.mano@ifce.edu.br

Referências

ALBERNAZ, Ângela, FERREIRA, Francisco, FRANCO, Creso. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2002.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. In Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n.

, p. 25-40, jan. /jun. 2011

BEZERRA, Ricardo José Lima. Afetividade como condição para a aprendizagem: Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção. 2006.

BONDIOLI, Ana Cristina Cristina Vigliar; VIANNA, Simone Cristina Gonçalves; SALGADO, Maria Helena Veloso. Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Caleidoscópio, v. 10, n. 1, p. 23-26, 2019.

CAPALONGA, Flávia; WILDNER, Maria Claudete Schorr. Usando as metodologias ativas na educação profissional: identificação, compreensão e análise nas percepções dos estudantes. Revista Destaques Acadêmicos, v. 10, n. 4, 2018.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2009. p. 1478-1489.

CIDADES, I. B. G. E. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018.

DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. 2010.

DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 5-18, 2005

FERREIRA, Aline Gonçalves; SALES, Shirlei Rezende. " Nativos digitais"," geração internet"," Homo zappiens"," ciborgue": juventude conectada às tecnologias digitais. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 21, n. 47, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.

GERMAIN, Francine, MARCOTTE, Diane. Sintomas de depressão e ansiedade na transição do ensino secundário ao ensino médio: evolução e fatores influentes. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2016.

JOYE, Cassandra Ribeiro; JOYE, Fabrice Marc. Teorias da aprendizagem da juventude e da idade adulta. - Fortaleza: SETEC/IFCE, p. 79, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, p. 59-88, 2008.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

NAVARRO, Eva María Mazcuñán. Creación de lecciones a partir de vídeos con EdPuzzle. In: Nuevos enfoques en la aplicación práctica de la innovación docente. 2015. p. 47-52.

NEIVA, Kathia Maria Costa et al. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2005.

OLIVEIRA, Nayron Carlos; SILVA, Adriana Lopes Barbosa. Docência no ensino superior: o uso de novas tecnologias na construção da autonomia do discente. Saberes, Rolim de Moura, v. 3, n. 2, p. 03-13, 2015.

PALMA, Lara Orcos et al. Use of Kahoot and EdPuzzle by smartphone in the classroom: the design of a methodological proposal. In: International Workshop on Learning Technology for Education in Cloud. Springer, Cham, 2018. p. 37-47.

PAPADAKIS, Stamatios; KALOGIANNAKIS, Michail; ZARANIS, Nicholas. Educational apps from the Android Google Play for Greek preschoolers: A systematic review. Computers & Education, v. 116, p. 139-160, 2018.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Compreensão leitora de alunos do Ensino Médio. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 6, n. 11, p. 1-15, 2008.

PUEO, Basilio et al. Aplicación de la herramienta EDpuzzle en entornos de aprendizaje individuales dentro del aula. 2017. pp. 694-702.

SALVATEIRRA, Lidianne. O interesse pessoal e o fator professor no processo de aprendizagem do aluno. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 1, p. 01-21, 2019.

SCHNEIDER, Elton Ivan et al. Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, v. 8, n. 16, p. 68-81, 2013.

SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, p. 6, 2004.

VICENTE, Renata Barbosa; DA SILVA ARAÚJO, Matheus Yuri Bezerra. Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem/Digital application: a contribution to the teaching-learning process. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 169-184, 2017.

Downloads

Publicado

16/04/2024

Como Citar

COSTA-SOUZA, Ana Carla; OLIVEIRA MANO, Ana Raquel. Adolescentes demonstram autonomia na modalidade remoto escolar? Um estudo de caso em biologia com alunos do ensino médio técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14856, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14856. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14856. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.