A Evasão Escolar no PRONATEC: a realidade em Cursos de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí

Autores

  • Márcia Helena Batista Corrêa da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Flaviane Ribeiro da Costa Instituto Federal - MG

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.5177

Palavras-chave:

Pronatec, formação inicial e continuada, evasão.

Resumo

A questão da evasão escolar é uma realidade presente em todas as modalidades de ensino e um desafio a ser superado na educação. Pode ser motivada por inúmeros fatores, como a dificuldade do estudante em conciliar trabalho e estudo, a falta de interesse pelos conteúdos escolares, as dificuldades de aprendizagem, a desestruturação familiar, dentre outros. Diante da importância e relevância deste tema, procurou-se compreender, neste trabalho, quais os motivos da evasão escolar no curso de formação inicial e continuada em pedreiro de alvenaria do Pronatec, ofertado na cidade de Bambuí, sob responsabilidade do IFMG. A escolha por este curso justifica-se por ter sido o que apresentou o maior índice dentre os cursos em andamento durante o período da pesquisa. Para isso, além da pesquisa documental e bibliográfica, foram realizadas entrevistas com os gestores, professores e alunos evadidos do curso em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena Batista Corrêa da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP, pesquisando sobre Planejamento Urbano Participativo. Atuou como coordenadora de pesquisa da Frente Reassentamentos Urbanos, do Programa Internacional de Pesquisa Cidade e Alteridade. O Programa Cidade e Alteridade investiga as formas de efetivação do direito à cidade. É professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Atua no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, orientando pesquisas sobre gestão e políticas públicas em diversas áreas, inclusive em educação. Atua como Coordenadora de Extensão Universitária. Atualmente coordena pesquisa sobre Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no âmbito da UNASUL e ÁFRICA, com destaque para a agricultura familiar.

 

Flaviane Ribeiro da Costa, Instituto Federal - MG

Profissional do IFMG - Bambuí, possui mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

10/12/2019

Como Citar

CORRÊA DA COSTA, Márcia Helena Batista; RIBEIRO DA COSTA, Flaviane. A Evasão Escolar no PRONATEC: a realidade em Cursos de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e5177, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.5177. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5177. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.