A Evasão Escolar no PRONATEC: a realidade em Cursos de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.5177Palavras-chave:
Pronatec, formação inicial e continuada, evasão.Resumo
A questão da evasão escolar é uma realidade presente em todas as modalidades de ensino e um desafio a ser superado na educação. Pode ser motivada por inúmeros fatores, como a dificuldade do estudante em conciliar trabalho e estudo, a falta de interesse pelos conteúdos escolares, as dificuldades de aprendizagem, a desestruturação familiar, dentre outros. Diante da importância e relevância deste tema, procurou-se compreender, neste trabalho, quais os motivos da evasão escolar no curso de formação inicial e continuada em pedreiro de alvenaria do Pronatec, ofertado na cidade de Bambuí, sob responsabilidade do IFMG. A escolha por este curso justifica-se por ter sido o que apresentou o maior índice dentre os cursos em andamento durante o período da pesquisa. Para isso, além da pesquisa documental e bibliográfica, foram realizadas entrevistas com os gestores, professores e alunos evadidos do curso em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.