FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA

Claudia Maria Bezerra da Silva, Edlamar Oliveira dos Santos

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de analisar as concepções e a importância da formação continuada para o trabalho do professor do ensino médio integrado. Buscou-se em Moura (2014), Ramos (2008), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), entre outros, as bases teóricas para o estudo. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa sugerem que os sujeitos reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho docente, tendo em vista que permite atualização dos conhecimentos, melhoria da prática e espaço para socialização de experiências. No que diz respeito às expectativas para formação continuada, foram indicadas necessidades relacionadas aos conteúdos, local da formação, metodologia e perfil do formador.


Palavras-chave


Formação Continuada do Professor. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281

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