Educação integrada e adoecimento estudantil na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11670

Palavras-chave:

Educação Integrada. Cotidiano Escolar. Juventude Estudantil. Processos de Adoecimento Escolar.

Resumo

O trabalho propõe analisar as percepções dos estudantes da Educação Integrada acerca dos processos de adoecimento estudantil que se apresentam no cotidiano escolar da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa possui caráter exploratório e procura desvelar as tensões e distensões no cotidiano escolar a partir da visão dos estudantes. Os procedimentos metodológicos foram compostos de análise documental, questionários e entrevistas com estudantes da educação integrada. O Produto Educacional desenvolvido diz respeito ao processo de intervenção ou metodologia investigativa na forma de “rodas de conversa” com o uso da metodologia de grupos focais, como meio propício para dar voz e ouvir aos estudantes, considerando sua inerente singularidade antropológica juvenil e estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Freire da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas

Formado em Filosofia, Teologia e especialista em Gestão e Administração Escolar. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica

Vagno Emygdio Machado Dias, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas). Atuação em Fundamentos de Sociologia e Fundamentos da Educação, nos seguintes temas: Trabalho, Educação e Política; Educação Profissional e Tecnológica; Teoria Social; Pensamento Gramsciano.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2019.

CANGUILHEM, G. O Normal e o Patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CARIA, A. de S. Projeto Político-Pedagógico: em busca de novos sentidos. [s.l.]: Ed,L, 2008. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/3085/FPF_PTPF_12_082.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

DARDOT, P., & LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Rio de Janeiro: Boitempo Editorial, 2014. Disponível em: http://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Dardot, Pierre/A nova razao do mundo - Dardot, Pierre.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

FERREIRA, D. C. et al. A experiência do adoecer: uma discussão sobre saúde, doença e valores. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 2, p. 283–288, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000200016

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. 2. ed. Barcelona: Península,1987.

IFSULDEMINAS. Resolução no 085, de 20 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a alteração do Projeto Pedagógico do Curso: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2017a. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2017/resolucao.085.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

IFSULDEMINAS. Resolução no 086, de 20 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a alteração do Projeto Pedagógico do Curso: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2017b. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2017/resolucao.086.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

IFSULDEMINAS. Resolução no 087, de 20 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a alteração do Projeto Pedagógico do Curso: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2017c. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2017/resolucao.087.2017.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

LOPES, C. J. R., & MACHADO, L. R. de S. Projeto Político-Pedagógico como instância de gestão social da educação. Pretexto, 15(3), 90–105, 2014. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/2269. Acesso em: 22 abr. 2020.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

PACHECO, F. D. A., NONENMACHER, S. E. B., & CAMBRAIA, A. C. Adoecimento mental na educação profissional e tecnológica: o que pensam os estudantes concluintes de cursos técnico integrados. Revista Brasileira Da Educação Profissional e Tecnológica, nº1(18), 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9173

PAPALAIA, D. E. & FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortês, 2012.

PROFESSORES DOS CURSOS INTEGRADOS DO CAMPUS POUSO ALEGRE. Manifestação dos Professores dos Cursos Integrados do Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre: [s.e.], 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19YKWP-bjzTOw6yfhRw6G69xQ3-SuJzO0/view?usp=sharing. Acesso em: 01 dez. 2018. Documento não publicado.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 5, p. 538–542, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101997000600016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016

TRIVIÑOS, A. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas S.A, 1987.

Downloads

Publicado

21/12/2022

Como Citar

SILVA, Marcel Freire da; DIAS, Vagno Emygdio Machado. Educação integrada e adoecimento estudantil na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11670, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11670. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11670. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.