PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3498Palavras-chave:
permanência e evasão escolar, educação profissional, escola técnica de nível médio.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da permanência e evasão escolar nos cursos oferecidos na Educação Profissional de Nível Técnico, com ênfase no Curso Técnico Subsequente de Redes de Computadores, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante. Busca-se com isso contribuir com reflexões e proposição de uma política para a diminuição da evasão escolar tão frequente nos cursos técnicos subsequentes. Os instrumentos utilizados consistiram em análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, os quais permitiram a coleta de dados e análise qualitativa. Os resultados mostraram que os fatores relacionados à permanência ou à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados aos aspectos internos à instituição, corroborando com o aporte teórico utilizado. Fatores como: o perfil/desempenho do corpo discente, os recursos e estruturas físicas escolares, os processos e as práticas pedagógicas foram citados como importantes para favorecer a permanência do aluno.
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