PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL

Autores

  • Juarina Ana da Silveira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3498

Palavras-chave:

permanência e evasão escolar, educação profissional, escola técnica de nível médio.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da permanência e evasão escolar nos cursos oferecidos na Educação Profissional de Nível Técnico, com ênfase no Curso Técnico Subsequente de Redes de Computadores, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante. Busca-se com isso contribuir com reflexões e proposição de uma política para a diminuição da evasão escolar tão frequente nos cursos técnicos subsequentes. Os instrumentos utilizados consistiram em análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, os quais permitiram a coleta de dados e análise qualitativa. Os resultados mostraram que os fatores relacionados à permanência ou à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados aos aspectos internos à instituição, corroborando com o aporte teórico utilizado. Fatores como: o perfil/desempenho do corpo discente, os recursos e estruturas físicas escolares, os processos e as práticas pedagógicas foram citados como importantes para favorecer a permanência do aluno.

 

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Biografia do Autor

Juarina Ana da Silveira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Graduada em Letras e em formação de Professores em Áreas Específicas; Especialista em Língua Portuguesa e em Gestão Escolar e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública; atua como Técnica em Assuntos Educacionais no IFCE.

Referências

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Publicado

04/04/2016

Como Citar

SOUZA, Juarina Ana da Silveira. PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 19–29, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3498. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3498. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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