Gestão da Aprendizagem Integral na Educação Profissional e Tecnológica

modelo para a práxis pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12980

Palavras-chave:

Educação Integral, Abordagem Sistêmica, Competências Socioemocionais.

Resumo

A gestão do processo de ensino e aprendizagem requer um planejamento baseado em um arcabouço teórico que contribua para a organização do trabalho docente tendo em vista a aprendizagem integral dos estudantes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi propor um modelo teórico para o processo de gestão da aprendizagem de componentes curriculares de cursos da educação profissional e tecnológica, sob o paradigma da Educação Integral. O modelo proposto foi organizado a partir do materialismo emergentista de Bunge incorporando-se outros métodos voltados ao planejamento (Ciclo PDCA, Planejamento Reverso, Design Thinking). Foi realizado um estudo de caso na unidade curricular de Mecânica Geral do Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS, campus Aquidauana, com o intuito de validar o modelo.

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Biografia do Autor

Luan Matheus Moreira, IFMS - campus Aquidauana

Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, e especializações nas áreas de Gestão de Projetos, Finanças e Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no Campus Aquidauana. Também é membro associado da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Desenvolve pesquisa nas áreas de i) Análise e Dimensionamento de Estruturas, ii) Modelos Sistêmicos de Aprendizagem Integral e iii) Gestão Educacional baseada em Evidências. Também participa de projetos de iniciação científica, em conjunto com estudantes do Ensino Médio Integrado e da Graduação, buscando-se a geração de valor agregado à comunidade local/regional através do protagonismo dos estudantes/pesquisadores envolvidos.

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Publicado

03/04/2024

Como Citar

MOREIRA, Luan Matheus. Gestão da Aprendizagem Integral na Educação Profissional e Tecnológica: modelo para a práxis pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12980, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12980. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12980. Acesso em: 2 dez. 2024.

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ARTIGOS

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