APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7963

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é de investigar a efetividade de um modelo pedagógico voltado ao aprendizado individual do estudante, incorporando-se a ABP, na unidade curricular de “Resistência dos Materiais 1”, do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – campus Aquidauana. Observou-se que 94% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” deve ser utilizada em outras unidades curriculares do curso, 87% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” despertou maior interesse pelas aulas e contribuiu para seu aprendizado e 88% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” proporcionou o desenvolvimento de habilidades como proatividade, criatividade e visão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, U. F. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/agosto. 2013.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciência Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BRESSANE, A. et. al. Aprendizagem baseada em dinâmicas: uma proposta pedagógica para formação integral na engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 1, p. 58-71, 2017.

BRESSANE, A.; RIBEIRO, A. I.; MEDEIROS, G. A. Simulação de consultoria como estratégia de ensino na graduação em engenharia ambiental. In: SOARES, S. R.; MARTINS, E. S.; MIRANDA, D. L. (Org.). Série Praxis e Docência Universitária. v. 6. Salvador: DUFOP, 2017.

LEON, L. B.; ONÓFRIO, F. Q. Aprendizagem baseada em problemas na graduação médica – Uma revisão da literatura atual. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, outubro/novembro. 2015.

OLIVEIRA, C. M. Metodologia e sociologia em Weber: alguns conceitos fundamentais. Revista Eletrônica Inter-Legere, n. 3, 2008.

Downloads

Publicado

16/06/2019

Como Citar

MOREIRA, Luan Matheus; LOPES, Thiago Inácio Barros. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e7963, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7963. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7963. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.