GERAÇÃO Z E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: desafios na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8575

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Geração Z. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo trata das metodologias ativas como uma possibilidade educativa inovadora para a Geração Z, considerando suas especificidades. O estudo tem como base o levantamento bibliográfico pertinente à temática, abordado na disciplina Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, no âmbito do PROFEPT (Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju. Objetivou-se discutir as práticas de ensino dos professores denominados imigrantes digitais, direcionadas aos alunos do século vigente, ditos nativos digitais, bem como os desafios dessas inter-relações. Os resultados apontam que as metodologias ativas de aprendizagem, com o uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) se caracterizam como uma proposta de ensino dinâmica e inovadora para a EPT (Educação Profissional e Tecnológica), propiciando maior autonomia aos discentes e ampliando as possibilidades de diálogo no contexto da sala de aula. O respectivo trabalho é importante na medida que se atualiza quanto aos métodos e técnicas mais apropriados para o aluno hodierno. Busca revelar também de que maneira o aluno pode ser um agente ativo no meio escolar, e sem diminuir a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem, traga o protagonismo do aluno à tona.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Professor na Rede Estadual de Ensino de Sergipe, atuando como Secretário no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Amadeus (2010). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior: Fundamentos e Práticas Educativas pela Faculdade Estácio de Sergipe e Pós-graduado em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe.

Niliane Cunha Aguiar, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda Qualificada em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Rodrigo Bozi Ferrete, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE


Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará.

Juliane dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

30/03/2020

Como Citar

ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; AGUIAR, Niliane Cunha; FERRETE, Rodrigo Bozi; SANTOS, Juliane dos. GERAÇÃO Z E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8575, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8575. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8575. Acesso em: 20 dez. 2024.

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ARTIGOS

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