Etnomatemática e assistência estudantil na Educação Profissional e Tecnológica: da relação professor-aluno à pesquisa aplicada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11077

Palavras-chave:

Etnomatemática, Assistência Estudantil, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Com esta pesquisa, objetivamos analisar a necessidade de inserção direta no processo pedagógico das personagens que prestam assistência estudantil a certos alunos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECTBs), considerando situações de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática que partam das instâncias socioculturais desses discentes, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dessa maneira, este artigo discute uma articulação entre Etnomatemática e Assistência Estudantil (AE), quando a relação professor-aluno se estabelece com os estudantes assistidos pelos profissionais desta última. Para tanto, desenvolvemos pesquisas documental e bibliográfica, via método dialético crítico de investigação. O resultado de nossa análise foi o de que, não só por uma razão de mais eficiência no aprendizado de Matemática, existe uma indispensabilidade pedagógica em envolver profissionais da AE com os alunos e o professor de Matemática, nos diversos momentos de uma aprendizagem pautada na realidade sociocultural daqueles assistidos socioeconomicamente pelos IFECTBs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Márcio de Lima Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2008.2). Durante o período compreendido entre 2010/1 e 2011/2, atuou como Professor Auxiliar pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS); donde, já fora tutor a distância do curso de matemática no ano de 2009. Nesta instituição, ainda, integrou o quadro discente do Mestrado em Matemática, nos anos de 2011 e 2012. Foi instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, lotado no estado de Sergipe, de 2013 a 2017. É mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), onde desenvolveu pesquisas em Etnomatemática. Atualmente, é Professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE).

Odailde Ferreira Campos dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Especialização em Serviço Social pela UNB (2010). Atualmente é Assistente Sociall efetiva do Instituto Federal de Sergipe - IFS, Campus Tobias Barreto, e cursa o Mestrado em Educação Profissional de Tecnológica (ProfEPT) . Professora e Coordenadora dos cursos de serviço social - EXATA CONCURSOS. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Assistência Estudantil.

Mário André de Freitas Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

É doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Possui mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e pós-graduação em Análise de Sistemas pela UCAM-RJ. Recebeu algumas premiações, entre elas: melhores artigos, melhor proposta de doutorado e terceira melhor tese de doutorado na área de Qualidade de Software. Atualmente é professor/pesquisador do Instituto Federal de Sergipe - IFS. É professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado) - PROFEPT-IFS. É Secretário da Regional Sergipe da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É gerente de graduação do IFS-Campus Lagarto. É membro das comissões de avaliação de trabalhos científicos de periódicos, consultor ad hoc da Fapitec-SE e conferências regionais e nacionais. Atualmente orienta alunos em dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software baseado em evidências, dívida técnica, text mining, programação neurolinguística, ferramentas educacionais, tecnologia social e tecnologias assistivas.

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT). Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

Referências

BERTRAND, Y. Teorias contemporâneas da educação. 2 ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

BONAT, Débora. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

BRASIL. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 6, de 20 de Setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=

download&alias=11663-rceb006- 12-pdf&category_slug=setembro- 2012-pdf&Itemid= 30192 . Acesso em: 27 mar. 2019.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as Tradições e a Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Educação matemática em Revista. São Paulo. Ano 9, n. 1, p. 07-12, 2002.

DEMO, P. Pesquisa social. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 11- 36, 2008.

DINIZ, C. R.; SILVA, I. B. Metodologia científica. 21. ed. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008.

FONAPRACE. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: [s.n.], 2007.

FONAPRACE. O FONAPRACE e a Política de Assistência Estudantil em 2012: quem somos, onde chegamos e o que queremos. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Minas Gerais: UFU, p.62-75, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/cultura/. Acesso em: 27 mar. 2019.

NASCIMENTO, C. M. Estado autocrático burguês e Política Educacional no Brasil: contribuições ao debate sobre a Assistência Estudantil nas IFES. Ser Social, Brasília/Unb, v. 14, n. 30, p. 8-27, 2012a.

PEÇANHA, P. N. Ministério da Educação divulga dados da Educação Profissional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/209-noticias/564834057/74611-mec-

divulga- dados-da- educacao-profissional. Acesso em: 28 mar. 2019.

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: Ciência, Trabalho e Cultura na Relação entre Educação Profissional e Educação Básica. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, Tensões e Possibilidades. Porto Alegre: Artmed, p. 42-57, 2010.

SANTOS, B. P. A etnomatemática e suas possibilidades pedagógicas: algumas indicações. São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~mat1287/texto/ etnomatematica.htm#_ftnref1. Acesso em: 27 mar. 2019.

VASCONCELOS, N. B. Assistência Estudantil: uma breve análise histórica. In: FONAPRACE/ANDIFES. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Minas Gerais: UFU, p.100-111, 2012.

Downloads

Publicado

22/07/2021

Como Citar

SOARES, Antônio Márcio de Lima; SANTOS, Odailde Ferreira Campos dos; FARIAS, Mário André de Freitas; FERRETE, Rodrigo Bozi. Etnomatemática e assistência estudantil na Educação Profissional e Tecnológica: da relação professor-aluno à pesquisa aplicada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11077, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11077. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11077. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.