Etnomatemática e assistência estudantil na Educação Profissional e Tecnológica: da relação professor-aluno à pesquisa aplicada
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11077Palavras-chave:
Etnomatemática, Assistência Estudantil, Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Com esta pesquisa, objetivamos analisar a necessidade de inserção direta no processo pedagógico das personagens que prestam assistência estudantil a certos alunos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECTBs), considerando situações de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática que partam das instâncias socioculturais desses discentes, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dessa maneira, este artigo discute uma articulação entre Etnomatemática e Assistência Estudantil (AE), quando a relação professor-aluno se estabelece com os estudantes assistidos pelos profissionais desta última. Para tanto, desenvolvemos pesquisas documental e bibliográfica, via método dialético crítico de investigação. O resultado de nossa análise foi o de que, não só por uma razão de mais eficiência no aprendizado de Matemática, existe uma indispensabilidade pedagógica em envolver profissionais da AE com os alunos e o professor de Matemática, nos diversos momentos de uma aprendizagem pautada na realidade sociocultural daqueles assistidos socioeconomicamente pelos IFECTBs.Downloads
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