Metodologias ativas no ensino remoto de eletrônica digital e analógica

um estudo de caso no IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14282

Palavras-chave:

Pandemia, Metodologias Ativas, Ensino Remoto

Resumo

Um dos grandes desafios da docência é entender sobre os métodos e estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. O uso de metodologias ativas no ambiente escolar tem sido algo bem presente, principalmente em decorrência da pandemia da COVID-19, que modificou variados setores da sociedade e a escola foi um dos que obteve maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de metodologias ativas na disciplina Eletrônica Analógica e Digital do curso Técnico Integrado em Informática, na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu. Os resultados indicaram que além da participação ativa dos estudantes, a aplicação das metodologias ativas trouxe uma grande contribuição na formação tanto dos estudantes quanto dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eddy Lopes Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no Laboratório de Alta Tensão. Fez intercâmbio de um ano pelo programa Capes/Brafitec para a universidade francesa Grenoble-INP: ESISAR (Escola Nacional de SIStemas Avançados e Redes) cursando o grupo de estudos ESE (Eletrônica de Sistemas Embarcados). Fez estágio no Laboratório de Concepção e Integração de Sistemas (LCIS) fazendo parte do grupo de Sistemas Opticoeletronicos e Radiofrequencia - ORSYS, localizado na própria universidade francesa na cidade de Valence, tendo como tema sensores de temperatura utilizando RFID na banda de frequencia UHF. Atualmente ele é professor efetivo EBTT na área de Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Patos.

Alexandre Moura Lima Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult- UFMA), vinculado a Linha Cultura, Educação e Tecnologia. Advogado (OAB/MA 6727). Professor Universitário. Mestrando em Direito pela Universidade CEUMA. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Sanitário (NEDISA/UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPAC - PGCult/UFMA) e membro do grupo de estudos Linguagens, Culturas e Identidades (UFMA/CNPq). Especialista em: Docência do Ensino Superior; Direito Processual Civil; Direito Eleitoral; Direito Canônico; Gestão e Supervisão Escolar; Libras e Educação Especial Inclusiva; Professor Formador I, na Modalidade EaD, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Instituto Federal da Paraíba ? IFPB do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Mediador e Conciliador (certificado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ). Autor de livros jurídicos, estudos interdisciplinares e de Educação.

Referências

ARAÚJO, U. F. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BACICH, Lilian., MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]/Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica, B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES INSS 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.32, n.1, p. 25-40, jan/jun. 2011.

CAPELLATO, P; RIBEIRO, L. M. S.; SACHS, D. Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem Utilizando Seminários como Ferramentas Educacionais no Componente Curricular Química Geral. Res., Soc. Dev. v. 8, n. 6, e50861090, 2019.

FERNANDES, Daniele Regina da Silva. Metodologias ativas de ensino: inovando o ensino para a construção de novos educandos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed .02, Vol. 05, pp. 35-47. Fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino

HIGINO, A. F. F. A. Pedagogia de projetos na educação em ciência & tecnologia à luz da ciência da complexidade e de uma teoria da negociação: um estudo de caso no ensino da Física dos cursos de Engenharia Industrial do Cefet-MG. Dissertação (Mestrado) – Cefet-MG, Belo Horizonte, 2002.

IBGE Cidades. Ipanguaçu. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/ipanguacu/panorama. Acesso em: 13 jul. 2022.

JÚNIOR, J. C. G et al. Ensino remoto em tempos de pandemia -um estudo de caso do Instituto Federal do Sul de Minas- campi Passos. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e175101522859, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026. Natal: IFRN, 2019. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/pdi-2019-2026. Acesso em: 13 jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. IFRN divulga edital para Auxílios Digitais. Natal: IFRN, 28 out 2021. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/ifrn-divulga-edital-para-auxilios-digitais. Acesso em: 13 jul. 2022.

KAUARK, Fabiana. Metodologia da pesquisa: guia prático. – Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LYCEUM (Org.). Entenda a importância e o papel das metodologias ativas de aprendizagem. 2017. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/. Acesso em: 13 jul. 2022.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes, 2011.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian., MORAN, José. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. [recurso eletrônico]. – Porto Alegre: Penso, 2018.

PAPAVLASOPOULOU, Esstelle. Estudos empíricos sobre o movimento maker, uma abordagem promissora para a aprendizagem: uma revista da literatura. Entretenimento Digital, v. 18, p. 57-78, jan./fev. 2017.

PEREIRA, H. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. 2020. 36 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.

SANTINO, Renato. Brasil já tinha mortes por Covid-19 antes do Carnaval, diz Fiocruz. Disponível em: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/brasil-ja-tinha-mortes-por-covid-19-antes-do-carnaval-diz-fiocruz/100597. Acesso em 15 de maio de 2020.

SILVA, S. Aprendizagem ativa. Revista Educação. 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/07/15/aprendizagem-ativa/. Acesso em: 13 jul. 2022.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, e20180309, 2019.

SOARES, Lucineide Nunes., CESÁRIO, Priscila Menarin. Educação híbrida na educação superior: um estudo sobre as estratégias mais desenvolvidas. EducVale – Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha, v. 1, n. 2, p.72-96, dez. 2019.

SOUSA, E. S. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. - Cajazeiras, 2018.

STAKER H.; HORN, M. B. Classifying K–12 Blended Learning. In: Innosight Institute, 2012. Disponível em: http://www.christenseninstitute.org/wpcontent/uploads/2013/04/Classifying-K-12blended-learning.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.

UNESCO. Education: from school closure to recovery. 2022. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse#schoolclosures. Acesso em: 13 jul. 2022.

VIANA, T. C et al. Oficina de Metodologia Ativa nos Cursos de Enfermagem e Medicina em uma IES no sul de Rondônia: Relato de Experiência. 2018. Disponível em: http://www.eventos.unir.br/index.php/viii_spgp_i_sipitt/ixsemppiisintec/paper/view/1947/0

WANDERLEY, E. C. Feiras de Ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Cefet-MG, Belo Horizonte, 1999.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

MEDEIROS, Eddy Lopes; NETO, Alexandre Moura Lima. Metodologias ativas no ensino remoto de eletrônica digital e analógica: um estudo de caso no IFRN . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14282, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14282. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14282. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.