Aspectos ergonômicos no ensino profissional tecnológico – EPT

estudo de caso no curso técnico de agricultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14254

Resumo

Objetivou-se realizar o diagnóstico sobre o conhecimento básico referente à ergonomia no IFPI – Campus Campo Maior e investigar junto aos discentes do curso técnico em agricultura e equipe multidisciplinar as condições ergonômicas no âmbito escolar. Tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se a técnica de levantamento de dados por meio da aplicação e análise de questionários. Constatou-se que a escola pesquisada apresenta condições ambientais, equipamentos, materiais, e mobiliários ergonomicamente adequados. Entretanto, ficou claro que os discentes não têm o conhecimento básico sobre ergonomia e praticam posturas inadequadas em diversas situações, revelando a necessidade na oferta de ações educativas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Irisneth Duarte Santos Vieira, IFPI

Bacharel em Enfermagem. Especialização em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital; Gestao em Saude; Saude Publica;Docencia do Ensino Superior;Saude da Familia e Comunidade; Saude Mental com enfase em Dependencia quimica. Mestre em Educaçao Profissional e Tecnologica.

Kleiton Rocha Saraiva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Engenheiro Agrônomo. Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola.

Márcio Aurélio Carvalho de Morais, IFPI

Doutor em Geografia, Mestre em Ensino de Ciência e Matemática.

Marcello de Alencar Silva, UNIFACID

Graduação em Fisioterapia, Doutor em Biotecnologia, Estágio Pós-Doutoral em Biotecnologia.

Diego Rubens Alves de Sena, Hospital Geral Buenos Aires

Graduação em Ciências Biológicas e graduação em Enfermagem.

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Publicado

05/02/2024

Como Citar

VIEIRA, Irisneth Duarte Santos; SARAIVA, Kleiton Rocha; MORAIS, Márcio Aurélio Carvalho de; SILVA, Marcello de Alencar; DE SENA, Diego Rubens Alves. Aspectos ergonômicos no ensino profissional tecnológico – EPT: estudo de caso no curso técnico de agricultura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14254, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.14254. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14254. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS