Aspectos ergonômicos no ensino profissional tecnológico – EPT
estudo de caso no curso técnico de agricultura
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14254Resumo
Objetivou-se realizar o diagnóstico sobre o conhecimento básico referente à ergonomia no IFPI – Campus Campo Maior e investigar junto aos discentes do curso técnico em agricultura e equipe multidisciplinar as condições ergonômicas no âmbito escolar. Tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se a técnica de levantamento de dados por meio da aplicação e análise de questionários. Constatou-se que a escola pesquisada apresenta condições ambientais, equipamentos, materiais, e mobiliários ergonomicamente adequados. Entretanto, ficou claro que os discentes não têm o conhecimento básico sobre ergonomia e praticam posturas inadequadas em diversas situações, revelando a necessidade na oferta de ações educativas no contexto escolar.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, C. et al. Determinantes de alterações musculoesqueléticas em adolescentes: implicações para a prevenção. 2019. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1705
AIALA, C. P. M.; MOREIRA, E.O.; VIANA, I.M.P.; FORMIGA, M.A. Estudo sobre a influência climática no rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental, no município de Conceição do Araguaia. In: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2011.
ANGELINI, P. C.B.; UGEDA JÚNIOR, J. C. Conforto térmico em ambiente escolar na cidade de Cuiabá-MT. Brazilian Geographical Journal, v. 11, n. 1, p. 145-176, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57524
ARAÚJO, L. N.; VILLAROUCO, V.; ALBUQUERQUE, S. R. Revisão Sistemática da Análise Ergonômica do Processo de Produção Artesanal com base no Método Prisma. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 9071-9089, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-279
ASSUNÇÃO, L. V.M; SILVA, G. R. A conscientização da linguagem postural em âmbito escolar. Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu, v. 1, n. 2, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152 - Níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro, 1987. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wpcontent/uploads/2015/02/NBR_10152-1987- Conforto-Ac_stico.pdf. Acesso em: 18 de out. de 2019.
BOIANOVSKY, I. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região Centro-Oeste: análise temática dos cursos de educação profissional técnica em nível médio. 2020.
BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento base. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República: [2008].
BRACCIALLI, L. M. P.; VILARTA, R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Revista paulista de educação física, v. 14, n. 2, p. 159-71, 2000.
CERDEIRA, D. Q.; SALGUEIRO, C.C.M.; NUNES, J.F. Estudo comparativo da prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares do ensino fundamental do município de Quixadá/CE. Fisioterapia Brasil, v. 19, n. 4, p. 444-456, 2018. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v19i4.1169
CECHINATO, J.; MALUF FILHO, W. M. Análise ergonômica aplicada à atividade de professor universitário. Centro Universitário FEI. VII Simpósio de Iniciação Científica, Didática e de Ações Sociais da FEI. São Bernardo do Campo. 2017.
DE LIRA, J. E. S. Estudo sobre o conforto ambiental nas escolas públicas de Itajubá/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
FARIA, D.A.; FONSECA, P.H.N.; MARQUES, D.G.M.; COSTA, K.A.R.; MARTINS, L.A.H. Hábitos posturais inadequados e dor em adolescentes. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 10, n. 9, pág. e37310918096, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18096. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18096. Acesso em: 9 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18096
GRIMMER, K.; DANSIE, B.; MILANESE, S.; PIRUNSAN, U.; TROTT, P. Adolescent standing postural response to backpack loads: a randomised controlled experimental study. BMC Musculoskeletal Disorders, v. 3, p. 10, 2002. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2474-3-10
HAVERINEN-SHAUGHNESSY, U; SHAUGHNESSY, R. J; COLE, E. C; TOYINBO, O.; MOSCHANDREAS, D. J. An assessment of indoor environmental quality in schools and its association with health and performance. Building and Environment, West Lafayette, v. 93, p. 35-40, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.03.006
IIDA, I.; BUARQUE, L. Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=LcGPDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=ERGONOMIA+PROJETO+E+PRODU%C3%87AO&ots=i9PpVuJiKf&sig=VhUaTaWy44g3ANVaUv_m-BXzDIc#v=onepage&q=ERGONOMIA%20PROJETO%20E%20PRODU%C3%87AO&f=false. Acesso em: 08 de set. de 2019.
IIDA, I.; BUARQUE, L. I. A. Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher, 2021.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
KLOCK, M. C. L.; MALHEIROS, T.S.; MODESTO, Z.; FREITAS, M.C.; KLOCK, B.A.T. Qualidade de vida acústica em ambientes escolares– um desafio à educação moderna. Divers@!, v. 9, n. 1/2, 2017. DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v9i1/2.50073
LEITE, M. K.; SILVA, J. C.P. Mobiliário escolar: o espaço da mesa utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental I. Uma abordagem do design ergonômico. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN. 2009. Bauru-SP.
MAZIERO, R.; FORTUNATO, F.S. NR 17 no contexto acadêmico: aplicada na educação técnica Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33772
MENOTTI J.; JUSTIN, E.; BANDEIRA, A.; MENOTTI, L.V.; THOMAZI, C.P.F.; CORRÊA, P.S.; GALVAN, T.C. A importância da educação postural evitando situações que possam afetar a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. Revista Cientifica Perspectiva Ciência e Saúde 2018; 3(2): 12-23.
MENDONÇA, T. L. Incidência de problemas posturais ocasionados durante a vida escolar no ensino fundamental público: um estudo bibliográfico. Trindade-GO. 2020. Monografia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/cursos-da-educacao-profissional-tecnica-de-nivel-medio.Acesso em 06 mai.2023.
MOTA, J. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, pág. 371-373, 2019.
OLIVEIRA, I.V.P.; BRAZ, M.C.A.; URBANO, S.C.F.; SANTOS, I.C.; ARAKI, A.T. Conhecimento de alunos e professores sobre medidas ergonômicas. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.54: 1-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.7308/aodontol/2018.54.e09
POLETTO, A. R.; VIDAL, M. C. R.; GONÇALVES, F.J.F. Os desafios do ensino de ergonomia na educação profissional técnica de nível médio. Anais... XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil. João Pessoa/PB. Brasil. 2016.
RAMOS, M.N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%c3%b3ria-e-pol%c3%adtica-da-educa%c3%a7%c3%a3o-profissional.pdf. Acesso em: 24 de set. de 2019.
RIBAS, N. Y. P.C.; RIBAS, S.S.; LARA, S.; BALK, R.S.; LANES, K.G.; GRAUP, S. Efeito da natação sobre a postura corporal de adolescentes. Vivências, v. 15, n. 29, p. 115-130, 2019. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.64
RUCKERT, D.; GUILLÉN, C.V.; SCHEFFER, A.; RODRIGUES, K.; GALVAN, T.C.; THOMAZI, C.P.F.; CORRÊA, P.S.S. Ergonomia da sala de aula: restrições posturais impostas pelo ambiente escolar e a utilização da dança como intervenção. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, v. 3, n. 2, 2018.
SANTOS, M. I. S; BATISTA, F. L. Ergonomia: um estudo de caso em uma escola pública do interior de minas gerais. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 906-931.
SILVA, M. R. Constrangimentos ergonômicos em profissionais de enfermagem: contribuições da Ergonomia em centro cirúrgico. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, J. M. de A.; KLOCK, M. C. L.; OLIVEIRA, S. de. Problemas de Saúde Ocupacional causados pela Questão do Ruído em uma Escola Municipal de Matinhos/PR. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [S. l.], v. 9, p. 224–232, 2020. DOI: 10.24302/sma.v9i0.2539. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2539. Acesso em: 9 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2539
WOOLNER, P.; HALL, E. H. Noise in Schools: A Holistic Approach to the Issue. International Jornal Environmental Science and Technology, v 7, p.3255-3269, 2010. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph7083255
WILHELM. L; MERINO, E. A. D. A ergonomia e o trabalho docente: reflexões sobre as contribuições da ergonomia na educação. Anais... XXVI ENEGEP – Fortaleza-CE, Brasil, 9 a 11 de outubro de 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.