Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como formação educacional para a classe trabalhadora brasileira

uma análise bibliográfica

Autores

  • Décio de Santana Filho Instituto Federal de Alagoas
  • Fábio Francisco de Almeida Castilho Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12770

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Classe trabalhadora

Resumo

O estudo buscou compreender o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) como formação educacional como política e prática pedagógica destinada aos jovens, adolescentes e adultos da classe trabalhadora brasileira. Realiza-se uma revisão de literatura sobre o Foram selecionados autores listados nas referências do Programa curricular da disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (BCEPT), do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Refletiu-se, dialogando as considerações dos pesquisadores, sobre especificidade humana, trabalho como princípio educativo, dualidade da escola e concepção do Ensino Médio Integrado.

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Biografia do Autor

Fábio Francisco de Almeida Castilho, Instituto Federal de Alagoas

Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), Edital n. 02/2017, Rede Nacional, Polo Maceió. Membro dos grupos de pesquisa GEPEPT e GENTELLI. Coordenador do projeto Perspectivas do Ensino Integrado e a elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de História e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica; Transição da mão de obra, Elites Políticas, Republicanismo.

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Publicado

19/04/2024

Como Citar

FILHO, Décio de Santana; DE ALMEIDA CASTILHO, Fábio Francisco. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como formação educacional para a classe trabalhadora brasileira: uma análise bibliográfica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12770, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12770. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12770. Acesso em: 22 dez. 2024.

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