Proposta pedagógica

utilização de mapas conceituais na abordagem do bioma Caatinga

Autores

  • Ismaiara Rodrigues UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14866

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Biodiversidade; Educação Profissional. Técnico em Meio Ambiente.

Resumo

O trabalho foi desenvolvido objetivando apresentar uma proposta pedagógica de utilização de mapas conceituais na aprendizagem sobre o bioma Caatinga. Pretendeu-se trabalhar a proposta na disciplina Fundamentos de Ecologia, ofertada no Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A intervenção possui quatro etapas: 1) Sondagem do conhecimento prévio; 2) Realização de aula expositiva; 3) Confecção do mapa conceitual; 4) Exposição dos trabalhos pelos alunos. Espera-se que o projeto conduza a potencialização de conhecimento do estudante por meio da ferramenta pedagógica utilizada e a disseminação do conhecimento no ambiente escolar sobre o uso sustentável na Caatinga.

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Publicado

22/04/2024

Como Citar

RODRIGUES, Ismaiara. Proposta pedagógica: utilização de mapas conceituais na abordagem do bioma Caatinga . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14866, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14866. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14866. Acesso em: 6 maio. 2024.

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