A gestão da EJA EPT dos Institutos Federais gaúchos sob a égide da lei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15145

Palavras-chave:

Gestão, Políticas Públicas, Diretores Escolares;, Institutos Federais;

Resumo

O artigo, de análise qualitativa e documental, tem o objetivo de analisar o papel do diretor dos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul e seu papel frente a oferta de matrículas na EJA EPT. Foram analisados os documentos referentes à modalidade educacional pesquisada. Detectou-se que, mesmo estabelecido na legislação, os cursos que atendem a formação de trabalhadores, na forma de EJA EPT, estão presentes em poucas unidades dos IFs gaúchos e tem pouca oferta de matrículas. Destaca-se a importância do diretor das instituições, por passar por este, não somente a abertura de matrículas para a modalidade EJA EPT, sendo responsabilizado pela omissão, como demais atitudes políticas capazes de realizar um trabalho de liderança eficaz e de qualidade frente às instituições federais.

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Biografia do Autor

Giselda Mesch Ferreira da Silva, UFSM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da UFSM, Mestre em Educação pela UNIPAMPA - campus Jaguarão, Psicopedagoga institucional pela UFRJ, Pedagoga pela PUC-RS, Orientadora Educacional de turmas de EJA na Rede Municipal de Uruguaiana.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga,  especialista em Gestão, mestre e doutora em Educação.  Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação CE/UFSM e de Pós-Graduação em Educação Profissional CTISM-UFSM. Líder do Grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

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Publicado

29/04/2024

Como Citar

MESCH FERREIRA DA SILVA, Giselda; SEVERO MARASCHIN, Mariglei. A gestão da EJA EPT dos Institutos Federais gaúchos sob a égide da lei. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15145, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15145. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15145. Acesso em: 22 dez. 2024.

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