A expansão territorial da Educação Superior a partir de Institutos Federais (IFs) em regiões interioranas

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14765

Palavras-chave:

Educação superior, Institutos Federais, Revisão Sistemática, Políticas Públicas

Resumo

A produção de trabalhos que envolvem as discussões sobre a expansão da educação por meio dos Institutos Federais (IFs) tem ganhado proporções que buscam avaliar as políticas educacionais. Objetiva-se, assim, realizar uma revisão sistemática sobre a expansão da educação superior a partir dos IFs. A pesquisa é feita na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), dividida entre as etapas: definição da pergunta, descritores, critérios e análise dos trabalhos. Tem–se como achados que a instalação dos IFs ocorreu a partir de uma lógica de execução, dando espaço para problemáticas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), entre essas estão os desafios institucionais, estruturais, estudantis e de identidade com os lugares onde estão instalados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

Anderson Cristopher dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professor do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ABRANTES, Terezinha dos Anjos. As condicionalidades do Banco Interamericano de desenvolvimento e as políticas de educação profissional no Brasil. 2019. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

ALMEIDA FILHO, Álvaro Cavalcanti de. Modelo de mensuração do desempenho dos institutos federais: uma análise a partir de microdados. 2014. 230 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organizações Independentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

AMORIM, Mônica Maria Teixeira. A organização dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no conjunto da educação profissional brasileira. 2013. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ARAÚJO, Maize Sousa Virgolino de. Um estudo da expansão da educação superior no IFPB: desafios institucionais e alcance social. 2019. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

A REDE FEDERAL. Instituições da Rede Federal, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 24 dez. 2022.

BARRETO, Márcio Pereira. A rede federal de educação e sua expansão no Rio Grande do norte: uma análise do campus do IFRN na cidade de João Câmara/RN. Holos, Natal, v. 4, p. 415-437, 2014. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1261. Acesso em: 30 nov. 2022.

BARROS, Telma Regina de. O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.

BOAVENTURA, Geisa d'Ávila Ribeiro. Tensões e perspectivas da Rede Federal no campo da educação profissional e tecnológica: um estudo do IF Goiano nos Campi Ceres e Rio Verde - Goiás. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.

BOURDIEU, Pierre. A escolar conservadora: as desigualdades frente à escolar e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. p. 39-64.

BRASIL. Lei nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1986.

BRASIL. Lei nº. 10.172, de setembro de 2001. Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Lei Federal n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2008.

BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

BREZINSKI, Maria Alice Sens. O novo modelo para a educação profissional e tecnológica e a avaliação institucional: efeitos das políticas públicas sobre a configuração do Instituto Federal de Santa Catarina. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

BROCH, Caroline; BRESCHILIARE, Fabiane Castilho Texeira; BARBOSA -RINALDI, Iealda Parra. A expansão da educação superior no Brasil: notas sobre os desafios do trabalho docente. Avaliação, Campinas, v. 25, n. 2, p. 257-274, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/fpjrVCm9bJpPn6LNsGZGLPH/?format=pdf

&lang=pt. Acesso em 20 de nov. 2022.

CARLUCCI, Roseina Braga. A qualidade da educação superior do tecnólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 2016. 200 f. Tese (Doutorado em Didáctica General, Específica y Teoría de la Educación) - Universidade de León - Departamento de Didáctica General, Específica y Teoría de la Educación, León, 2016.

CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2019. 160 f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

DAROS, Michelli Aparecida. #falaestudante!: um estudo sobre o legado da expansão dos Institutos Federais aos seus estudantes. 2019. 402 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

DUARTE, Amanda Machado dos Santos. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil. 1. ed. digital. São Paulo: Global, 2013.

FONSECA, Heloisa Helena Medeiros da. Estudo comparativo dos níveis de expectativa e de satisfação com a interiorização do Instituto Federal do Ceará nos campi dos municípios de Aracati, Canindé e Sobral na perspectiva dos discentes. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto. Rio de Janeiro: UERJ, 2018, p. 125-149.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 10 nov. 2022.

LEAL, Andréa Ribeiro Gonçalves. Cursos superiores de tecnologia do IFRS - Campus Porto Alegre: análises da sua institucionalização. 2017. 105 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2017.

LIMA, Maria Flávia Batista. A expansão das licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percursos e características. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

LIMA, Maria Flávia Batista. A política de licenciaturas na rede federal de educação profissional no período 2009-2019: uma análise da expansão no interior paulista. 2021. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

LORENZET, Deloíze. Expansão e democratização da educação superior brasileira: a oferta de Licenciaturas nos Institutos Federais no estado do Rio Grande do Sul. 2017. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MACEDO, Pedro Clei Sanches. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em em Ciências) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.

MAIA, Greice Lopes. Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão. 2018. 264 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

MORITZ, Jaqueline. A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) nos governos Lula e Dilma. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 4–30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 8 jan. 2023.

NASCIMENTO, Alexandre Rauh Oliveira. Criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: implicações no campo da educação superior. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

OLIVEIRA, Ana Marcelina de. O papel da burocracia no processo de implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs): o caso do IF de Passos (MG). 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento e Análises de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Franca, 2016.

OLIVEIRA, Denise Lima de. O Instituto Federal do Tocantins e a formação de professores: caminhos, contradições e possibilidades. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

OLIVEIRA, José Ricardo Moraes de. A expansão do Instituto Federal de São Paulo: análise dos indicadores de desempenho. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

ROSA, Chaiane de Medeiros. A rede federal de educação profissional, científica e tecnológica no contexto das políticas de educação superior: as particularidades do IF Goiano - Campus Urutaí. 2016. 277 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho", Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2016.

SANTANA, Francisco das Chagas. A expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauiense, de 2008 a 2010: um estudo sobre a localidade dos campi no território piauiense. 2013. 102 f. Tese (Doutorado em Geografia) - – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SOUTO, Maria de Fátima Dantas Carneiro. A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

SOUSA, Jalva Lilia Rabelo de. A contribuição das capacidades para o desempenho das IES públicas: um framework para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. 252 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2017.

SILVA, Leonardo Thompson da. A dinâmica geográfica da expansão dos Institutos Federais no Estado da Bahia: Regionalizações e reordenamento. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

SILVEIRA, Fernanda Romanezi da. A evasão de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma contribuição ao conhecimento das dificuldades na identificação de seus determinantes. 2017. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

TAVARES, Moacir Gubert. A constituição e a implantação dos Institutos Federais no contexto da expansão do Ensino Superior no Brasil: o caso do IFC – Campus Rio do Sul. 2014. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.

VARGAS, Ana Cristina Lourenço. A política de educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: novos marcos para antigas práticas de (con)formação da classe trabalhadora. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

ALMEIDA, Rodrigo Emanoel de Sousa; SANTOS, Anderson Cristopher dos. A expansão territorial da Educação Superior a partir de Institutos Federais (IFs) em regiões interioranas: uma revisão sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14765, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14765. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14765. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.