A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS DIFERENTES FOCOS NA PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.6128

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do Conhecimento

Resumo

O estudo aqui apresentado busca identificar quais são os principais focos de pesquisa aparentes junto a produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros entre os anos de 2011 e 2016, que tenham como tema de estudo, a Gestão da Educação Superior na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; MOROSINI, 2015), caracterizados pelo foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico (FIORENTINI; LORENZATO, 2007), exploratório-investigativo (MELO, 2006), inventariante e descritivo (FERREIRA, 2002). O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo, fora disponibilizado por diferentes bases de dados nacionais ligadas a Programas de Pós-Graduação, porém destacamos a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT).  Compondo o corpus de análise, trabalhamos com 23 (vinte e três) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo da Gestão da Educação Superior contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial quando nos referirmos aos temas de pesquisa privilegiados pela comunidade de pesquisa. Dentre os temas de pesquisa, destacamos a Gestão da Educação Superior sob a perspectiva da efetivação da Educação Profissional e Tecnológica, e o olhar da Gestão da Educação Superior frente a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s).

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação (FoPPE)"; com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Gestão da Educação, Processos de Gestão Educacional, Políticas Públicas para Educação.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenadora do Centro de Estudo em Educação Superior (CEES) desenvolvendo estudos junto a Linha de Pesquisa “Formação, Políticas e Práticas de Educação” da mesma instituição, e Coordenadora Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES).

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, J.; COSTA MOROSINI, M. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS DIFERENTES FOCOS NA PESQUISA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 137–149, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.6128. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6128. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS