A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS DIFERENTES FOCOS NA PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.6128

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do Conhecimento

Resumo

O estudo aqui apresentado busca identificar quais são os principais focos de pesquisa aparentes junto a produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros entre os anos de 2011 e 2016, que tenham como tema de estudo, a Gestão da Educação Superior na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; MOROSINI, 2015), caracterizados pelo foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico (FIORENTINI; LORENZATO, 2007), exploratório-investigativo (MELO, 2006), inventariante e descritivo (FERREIRA, 2002). O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo, fora disponibilizado por diferentes bases de dados nacionais ligadas a Programas de Pós-Graduação, porém destacamos a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT).  Compondo o corpus de análise, trabalhamos com 23 (vinte e três) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo da Gestão da Educação Superior contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial quando nos referirmos aos temas de pesquisa privilegiados pela comunidade de pesquisa. Dentre os temas de pesquisa, destacamos a Gestão da Educação Superior sob a perspectiva da efetivação da Educação Profissional e Tecnológica, e o olhar da Gestão da Educação Superior frente a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação (FoPPE)"; com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Gestão da Educação, Processos de Gestão Educacional, Políticas Públicas para Educação.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenadora do Centro de Estudo em Educação Superior (CEES) desenvolvendo estudos junto a Linha de Pesquisa “Formação, Políticas e Práticas de Educação” da mesma instituição, e Coordenadora Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES).

Referências

AMARAL, J. C. S. R. do. A política de gestão democrática na rede federal de educação básica, profissional e tecnológica: um campo de disputa. In: AMARAL, J. C. S. R. do.; GAELZER, V. (Orgs.). A formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: diálogos sobre educação e ensino. Bento Gonçalves: IFRS – Campus Bento Gonçalves, 2011.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF. Seção 1, ano CXLV, n. 253, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 08 jun 2017.

CANTUARIO, J. N. E. de. Estado do Conhecimento da Educação Profissional e Tecnológica na Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Serviço Social, da Região Centro-Oeste. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 9, p. 12-21, dez. 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3549. Acesso em: 03 jul 2017.

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31 jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a02v11n31.pdf. Acesso em: 03 jul 2017.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n.1, p. 53-65, jan./abr. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19967. Acesso em 05 jul 2017.

FERREIRA, N. S. de. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 04 jul 2017.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FONTOURA, J. S. D. de. A; MOROSINI, M. C. A Educação Superior à Luz da Produção do Conhecimento: O Contexto Emergente dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional da Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 167-185, jan./abr. 2017. Disponivel em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIESup/article/view/7739. Acesso em: 06 jul 2017.

MATTOS, B. T. P. de.; ROCHA, M. Z. B. Educação-Estado-Sociedade como pano de fundo da gestão do ensino. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coord. e Org.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/203. Acesso em: 10 jul 2017.

MEIRA, D. A. et al. O Estado da Arte das Pesquisas em História da Educação Profissional e Tecnológica: A Produção Discente nos Programas de Pós-Graduação em Educação na Região Sul do Brasil. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica IV, Belo Horizonte. Anais ..., Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, p. 1-15, 2014. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2014/GT04/GT_04_x5x.PDF. Acesso em: 02 jun 2017.

MELO, M. V. Três décadas de Pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: Um Estudo Histórico a partir de Teses e Dissertações. 230 f. Dissertação (Mestrado em 460 Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, 2006.

MOROSINI, M. C. (Coord. e Org.). Educação Superior em Periódicos Nacionais (1968-1995). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/52. Acesso em: 10 jul 2017.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 14 jun 2017.

PACHECO, E. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 11 jun 2017.

PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

ROMANOWSKI, J. P. Licenciaturas no Brasil: Um Balanço das Teses e Dissertações (1990 - 1998). 2002. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/pt-br.php. Acesso em: 04 jul 2017.

SALLES, P. V. de. A. et al. O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n. 1, nov. 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/22069. Acesso em: 02 jul 2017.

SOBRINHO, J. D. Educação Superior: Bem Público, Equidade e Democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100007. Acesso em: 09 jul 2017.

VIEIRA, E. Democracia e política social. São Paulo: Cortez, Coleção Polêmicas do nosso tempo, v. 49,1992.

Downloads

Publicado

18/12/2017

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, Julian; COSTA MOROSINI, Marília. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS DIFERENTES FOCOS NA PESQUISA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 137–149, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.6128. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6128. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.