ESTADO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, EM SERVIÇO SOCIAL, DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3549

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, trabalho, produção de conhecimento, serviço social, estado do conhecimento.

Resumo

Este artigo compreende a investigação da produção dos cursos da pós-graduação, stricto sensu, de serviço social da região Centro-Oeste sobre a temática da educação profissional e tecnológica. As ênfases analíticas sistematizadas evidenciam as conexões entre a reestruturação produtiva e a organização do trabalho no campo da educação profissional e tecnológica; a educação e dualidade estrutural e as políticas sociais e assistência estudantil. O estudo confirma que a temática educação profissional e tecnológica ganha relevância no serviço social com as transformaçõese recomposições do capitalismo e as correlatas mudanças na organização do trabalho, período que coincide com novas configurações nas políticas educacionais do Estado brasileiro, a expansão da pós-graduação no Brasil e o desenvolvimento de um novo campo de estudos, pesquisa e produção de conhecimento, que, de maneira mais geral, trata da relação entre o sistema produtivo e o sistema educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliação da pós-graduação. 2010-2012. COUTO, Berenice R. et al.Documento de área 2013. Serviço Social e Economia Doméstica. Brasília, out. 2013.

CIAVATTA. RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola.Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores (Esforce). Brasília, v. 5, n. 8, jan/jun. 2011.

Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan/jun. 2011.

______. TREIN, Eunice O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação. Uma análise para debate. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.24 set /dez. 2003.

GONÇALVES, Sandra L. A Expansão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Implicações nas relações e condições de trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia.

IAMAMOTO, Marilda V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital, financeiro, trabalho e questão social. São Paulo, Cortez, 2007.

KOSIK, Korel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MICHELI, Altair J. de C. Processo histórico do Serviço Social em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado de Goiás: dimensões da prática profissional do assistente social – 1989 a 2009. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Goiânia.

REIS, Cacilda F. dos. Análise da Experiência dos Egressos dos Cursos Profissionalizantes do CEFET-Bahia Unidade de Barreiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília (UnB). Brasília.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SILVA, Josiane E. da. A inserção da mulher jovem no mundo do trabalho e suas conexões com o processo de formação profissional. 2009. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Goiânia.

SOBRINHO, Olinto B. Política nacional de educação profissional: o alcance da assistência estudantil no IFG – 1990 a 2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Goiânia.

URBANO, Fernanda S. de S. Reconhecimento e certificação de saberes não formais na educação profissional de jovens e adultos: análise política da política. 2013. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Cuiabá.

Downloads

Publicado

17/12/2015

Como Citar

CANTUARIO, Janaina Neves Estrela de. ESTADO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, EM SERVIÇO SOCIAL, DA REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 12–21, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3549. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3549. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.