A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO E SUA EXPANSÃO NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE DO CAMPUS DO IFRN NA CIDADE DE JOÃO CÂMARA/RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1261Resumo
Este artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso intitulado A Expansão dos Institutos Federais no Rio Grande do Norte: Desafios e Perspectivas do campus na cidade de João Câmara/RN. Teve o objetivo de analisar a estruturação dos cursos, suas correlações com os arranjos produtivos locais e como vem se desenvolvendo o fator da empregabilidade dos alunos egressos. Devido à ausência de mais estudos sobre a área de estudo e a temática, houve a necessidade de se estudar a realidade local. Para tanto foram utilizadas bibliografias pertinentes à temática, dados do IBGE, DIEESE, entrevista com estudantes do Instituto Federal e também com Gestores do IFRN. Os estudos sobre os cursos do Instituto e a interligação destes com os arranjos produtivos locais trouxeram substanciais contribuições para a formulação do trabalho em tela, haja vista que esta instituição representa uma grande mudança na realidade do municipio. A luz de alguns autores e documentos governamentais, acompanhamos as mudanças pelas quais o IFRN campus João Câmara vem causando e como o município sofreu tais impactos e mudanças nos âmbitos socioeconômicos e territoriais. Verificou-se a partir do embasamento teórico como diversos atores políticos e sociais que de fato os impactos provenientes da edificação do Instituto Federal no município vêm acontecendo com rapidez, mas ainda em seu inicio, bem como a inserção dos alunos egressos no mercado de trabalho, onde as oportunidades ainda são poucas.Downloads
Referências
ALBAGLI, S. e BRITO, J. Arranjos Produtivos Locais: Uma nova estratégia de ação para o SEBRAE – Glossário de Arranjos Produtivos Locais. RedeSist, 2002.
AMORETTI, Juliana et. al. Arranjos Produtivos Culturais e Sociais Locais e a Educação Profissional e Tecnológica. In: I Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. Março de 2006.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. <http://portal.mte.gov.br/caged/>. Acesso em: 22 de maio de 2012.
___________. Ministério da Educação e Saúde. Legislação Federal. Lei n.º 378, de 13/01/1937. Dispõe sobre a mudança para Liceu Industrial de Natal Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102716>. Acesso em: 24 de Junho de 2012.
___________. Senado Federal. Legislação Federal. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/>. Acesso em: 15 de Junho de 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 3. Ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1999.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 >. Acesso em: 21 de junho 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal, 2012.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA. Censo Escolar de 2011: Disponível em: <http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/aplicativos/enviados/matricula.asp>. Acesso em: 9 de Julho de 2012.
JÚNIOR, Mauricio Gaciba; AZEVEDO, Luiz Alberto; COAN, Marival. Os Institutos Federais e os Arranjos Produtivos: um estudo de caso do layout do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). In: Caderno de Teses da 26ª CONSINASEFE. Brasília, Março/Abril de 2012.
KRUG, Hugo Norberto et al. “Estágio Curricular supervisionado em Educação Física: significado e importância sob a ótica dos acadêmicos do curso de licenciatura”. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFSM); apresentado no XXVII Simpósio Nacional de Educação Física, Pelotas – RS, 2008.
MAIA, Sônia Cristina Ferreira. Entrevista com Gestor. João Câmara, IFRN-Campus João Câmara, 29 de Julho de 2012. Entrevista a Marcio Barreto.
OLIVEIRA, Christian Dennis Monteiro de. Terciarização e espaço metropolitano. Revista Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 65, p. 49-77, jul./dez. 1987.
PACHECO, Eliezer. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
ROCHA, Belchior. Entrevista com o Reitor. Natal, IFRN – Campus Central, 25 de Setembro de 2012. Entrevista a Marcio Barreto.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 29. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
SANTOS, Leonardo Araújo. Entrevista com o estudante. João Câmara, IFRN-Campus João Câmara. 15 de Agosto de 2012. Entrevista a Marcio Barreto.
SOUZA E SILVA, Rômulo Jarson. Perfil sócio-demográfico do município de João Câmara 1940 – 2000. UFRN/Natal, 2006.