Contribuições da Teoria Poulantziana para a Investigação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16224

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Nicos Poulantzas, Política educacional, Frações de classe, Bloco no poder

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica para análise de políticas de educação profissional centrada no conceito de bloco no poder. Para isso, parte-se da Teoria Política poulantziana e enfoca-se a disputa entre frações de classe por hegemonia. A partir da análise da conjuntura de determinado período, propõe-se o cotejo entre interesses sociais e políticas estatais, possibilitando a correspondência entre forma do Estado capitalista, fração hegemônica e política educacional. Conclui-se com uma síntese do caso brasileiro desde o surgimento de seu Estado capitalista, em 1891.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Fernanda Oliveira Anzen, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestra pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Integrante do gupo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (EPPEP). Atualmente é pesquisadora no projeto intitulado Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desenvolve pesquisas sobre a influência das classes e frações de classes na elaboração do conteúdo político e ideológico das políticas para ensino médio e educação profissional.

Lucas Barbosa Pelissari, Unicamp

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Graduação em Engenharia Civil pela UFPR (2009) e em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009). Atualmente é Professor Doutor I (MS3.1) do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É membro do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) e líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (EPPEP). Atua no Grupo de Trabalho 09 - Trabalho e Educação, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), na função de vice-coordenador. Tem experiência na área de Políticas Educacionais, pesquisando políticas de educação profissional e atuando nos seguintes temas específicos: interesses de classes e frações de classe na conformação de políticas educacionais; educação politécnica e pedagogias críticas; reformas educacionais no ensino médio e na educação profissional.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Campinas: Editora da Unicamp, 2015

BOITO JR., Armando. Estado, política e classes sociais. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei Federal nº 9.394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 jul. 2004.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta o § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set 2016.

BOITO JR., Armando. Dilma, Temer e Bolsonaro: crise, ruptura e tendências na política brasileira. Goiânia: Phillos Academy, 2020.

BUGIATO, Caio. Ensaio sobre a burguesia associada no Brasil. Observatório do Estado Latino-Americano (ODELA), Porto Alegre: UFRGS; 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/odela/2020/09/29/ensaio-sobre-a-burguesia-associada-no-brasil/>. Acesso em: 23/08/2023.

CODATO, Adriano. Poulantzas 1, 2 e 3. In: CODATO, A.; PERISSINOTTO, R. Marxismo como ciência social. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

FARIAS, Francisco Pereira de. Frações burguesas e bloco no poder: uma reflexão a partir do trabalho de Nicos Poulantzas. Revista Crítica Marxista, [S. l.], v. 28, p. 81–99, 2009.

FARIAS, Francisco Pereira de. Sobre a questão das frações de classe dominante. Cadernos Cemarx, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 62–67, 2004.

FERRETTI, Celso João. A Reforma do Ensino Médio: Desafios à Educação. Holos, [S. l.], v. 4, p. 261–271, 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.6975. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6975/pdf>. Acesso em: 23/08/2023.

FERRETTI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro da. Reforma do ensino médio no contexto da Medida Provisória no 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade, [S. l.], v. 38, n. 139, p. 385–404, 2017. DOI: 10.1590/ES0101-73302017176607.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial na educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2018.

GARCIA, N. M. D.; LIMA FILHO, D. L. Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao ensino médio e à educação profissional. In: GARCIA, N. M. D.; LIMA FILHO, D. L. (Orgs.). Trabalho, educação e tecnologia: alguns dos seus enlaces. Curitiba: UTFPR, 2010. pág. 21-55.

MACHADO, Lucília R. de Souza. Politecnia, Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Editora, 1989.

MARTUSCELLI, Danilo Enrico. Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2015.

MARTUSCELLI, Danilo Enrico. Estado e lutas sociais no Brasil (1989-2019). Observatório do Estado Latino-Americano (ODELA), Porto Alegre: UFRGS; 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/odela/2019/10/24/estado-e-lutas-sociais-no-brasil-1989-2019/>. Acesso em: 23/08/2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e Forma Política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

PELISSARI, Lucas Barbosa. Educação profissional e neodesenvolvimentismo: políticas públicas e contradições. Jundiaí: Paco, 2019.

PELISSARI, Lucas Barbosa. Uma proposta metodológica para a análise das políticas de educação profissional: a análise de conjuntura e as disputas pelo bloco no poder do estado. Revista Labor, [S. l.], v. 1, p. 152–168, 2015.

PELISSARI, Lucas Barbosa; GERVA, Elisabete Neves. El lugar de la politécnica en la actual contrarreforma de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT) brasileña. Paradigma, 43(3), 227-248.

PIOLLI, Evaldo.; SALA, Mauro. A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, 2021. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1543>. Acesso em: 23/08/2023.

POULANTZAS, Nicos. A crise das ditaduras: Portugal, Grécia e Espanha. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Campinas: Editora da UNICAMP, 2020.

SAES, Décio. República do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

SAES, Décio. Educação e Classe Social: o papel da classe média na formação do sistema de educação pública, na França (1880-1940) e no Brasil (1889-1940). São Paulo: Independently published, 2020.

SAES, Décio; FARIAS, Francisco. Reflexões sobre a teoria política do jovem Poulantzas (1968 - 1974). Marília: Lutas anticapital, 2021.

SANTOS, Theotonio dos. Evolução Histórica do Brasil: da Colônia à crise da “Nova República”. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

04.11.2025

Como Citar

ANZEN, Kamila Fernanda Oliveira; PELISSARI, Lucas Barbosa. Contribuições da Teoria Poulantziana para a Investigação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16224, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16224. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16224. Acesso em: 4 nov. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.