EXPANSAO DA EDUCACAO SUPERIOR NO BRASIL NA ULTIMA DECADA: SURGIMENTO DE UM NOVO CENARIO DE ACESSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8689

Palavras-chave:

Educação Superior, Expansão, Institutos Federais, REUNI

Resumo

O artigo objetiva discutir os efeitos da implementação das políticas de expansão da educação superior na oferta de vagas presenciais pelo setor público nas duas últimas décadas, no contexto pós LDB nº 9.394/1996 e os decorrentes institutos legais - Plano Nacional da Educação (PNE) e os Decretos nº 2.306/1997 e 3.860/2001. As análises e as conclusões que este estudo produziu basearam-se nos dados extraídos do Censo da Educação Superior disponibilizados pelo INEP/MEC referentes aos períodos de 1997 a 2017. Frente aos dados realizou-se o cotejamento com estudos sobre os processos de formulação de políticas públicas, especificamente, para o campo da expansão da educação superior, focalizando os resultados advindos dos Decretos nº 6.095/2007 e 6.096/2007, caracterizados pelo caráter expansionista do acesso da educação superior, via reorganização da estrutura do sistema federal de educação superior. Constatou-se que o modelo público-privado de expansão da educação superior presencial consolidado pós LDB, a partir de 2008, começa a dar sinais de inflexão para o modelo público-estatal.

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Biografia do Autor

Danilo Custódio de Medeiros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Possui graduacao em Sistemas de Informacao pelo Centro Universitario do Triângulo, Especializacao em Banco de Dados pelo Centro Universitario do Triângulo e Mestrando em Educacao Tecnologica. Atualmente e professor do Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia - IFTM - Campus Uberlândia Centro. Tem experiencia na area de Computacao, com enfase em suporte a sistemas e infraestrutura (Redes de Computadores).

Elisa Antonia Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Graduacao em Pedagogia, (1989), pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Araxa, (1989), Especializacao em Gestao de Instituicoes Educacionais, (1999), pelo CEFET/MG - Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais, Mestrado em Tecnologia/Area de concentracao - Educacao Tecnologica, (2002), pelo CEFET/MG (2002), doutorado em Educacao (2010), pelo Programa de Doutorado em Educacao da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva, no IFTM Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro, atuando no Curso de Licenciatura em Computacao e nos cursos de pos-graduacao lato sensu. Professora no Programa de Pos-graduacao Stricto Sensu, curso Mestrado Profissional em Educacao Tecnologica, linha de pesquisa, Gestao das Organizacoes e Politicas Públicas para a Educacao Tecnologica e Profissional. Experiencia no magisterio do nivel fundamental e educacao superior, em gestao academica e pedagogica de cursos de graduacao, em coordenacao de avaliacao institucional e assessoria educacionais com enfase em avaliacao das aprendizagens, de instituicoes, programas educacionais e gestao educacional. Participa como membro do banco de avaliadores da Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos ( INEP). Membro do Conselho Superior e do Colegio de Dirigentes do IFTM.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

MEDEIROS, Danilo Custódio de; RIBEIRO, Elisa Antonia. EXPANSAO DA EDUCACAO SUPERIOR NO BRASIL NA ULTIMA DECADA: SURGIMENTO DE UM NOVO CENARIO DE ACESSO?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8689, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8689. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8689. Acesso em: 27 maio. 2024.

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