A construção do conhecimento sobre o campo da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15850Palavras-chave:
autoavaliação institucional, meta-avaliação, Institutos Federais de Educação Ciência e TecnologiaResumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar como se estruturou o conhecimento na produção acadêmica, entre 2008 e 2020, a respeito da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sistematizada a respeito da temática, visando compreender o conhecimento a respeito da autoavaliação institucional, no âmbito da educação superior, profissional e tecnológica. Como resultados, verificamos que são parcos os estudos meta-avaliativos na área, que o interesse pela temática antecede a criação dos Institutos Federais e que os estudos focam, principalmente, na relação da autoavaliação com os processos de gestão e planejamento das IES e na atuação das CPAs.
Downloads
Referências
ARGOLLO, Rivailda Silveira Nunes de. Articulação entre a avaliação e o planejamento institucionais em Instituições da Rede Federal de Educação Tecnológica. 2015. Tese (doutorado), Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2015.
ARGOLLO, Rivailda Silveira Nunes de. Autoavaliação institucional na Rede Federal de Educação Tecnológica: análise da implementação do SINAES. 2010. Dissertação (mestrado)–Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2010.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 30/12/2008.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
FERNANDES, Ivanildo Ramos. Autoavaliação no Sinaes: prática vigente e perspectivas para uma agenda futura. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS-Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (mestrado profissional) –Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, RS, 2017.
MARTINS, Alexciano de Sousa. Autoavaliação institucional em Instituição de Ensino Superior no Ceará, na perspectiva da comunidade acadêmica. 2017. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2017.
MENEZES, A. M. Autoavaliação como instrumento de gestão na educação superior: o Caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás IFG. 2012, 175 f. 2012. Dissertação (Mestrado)-Curso de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília, Brasília. 2012.
OLIVEIRA, Ana Carolina de Aguiar Moreira. Avaliação institucional interna no âmbito do SINAES. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2015.
OLIVEIRA, Ivan dos Santos; ROTHEN, José Carlos. Análise bibliométrica da produção acadêmica em periódicos científicos sobre os processos de autoavaliação institucional na educação superior brasileira. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 8, n. 22, p. 40-56, 2021.
OLIVEIRA, João Carlos Cecílio Batista. A Importância da Autoavaliação na Ação Estratégica-Um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiro–IFTM Campus Patrocínio. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação, 2017.
OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna - ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das Universidades e Institutos Federais. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
PAIVA, Liz Denize Carvalho. A perspectiva da autoavaliação institucional e seus desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012. [136 f.]. Dissertação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2012.
SABOYA, Mariângela do Amaral. Atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2015. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015.
SILVA, Assis Leão da et al. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O MODELO DE AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SINAES. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/179356/101_00763%20-%20ok.pdf?sequence=1. Acesso em: abr. 2020.
SILVA, Juliano Reginaldo Corrêa. O processo de autoavaliação em um Instituto Federal de Ensino: uma análise com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional. 2019. Dissertação (Mestrado), Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de pós-graduação em Administração, SC, 2019.
SOUZA, Valesca Rodrigues. A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Educação, Brasília, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.