A construção do conhecimento sobre o campo da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15850

Palavras-chave:

autoavaliação institucional, meta-avaliação, Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar como se estruturou o conhecimento na produção acadêmica, entre 2008 e 2020, a respeito da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sistematizada a respeito da temática, visando compreender o conhecimento a respeito da autoavaliação institucional, no âmbito da educação superior, profissional e tecnológica. Como resultados, verificamos que são parcos os estudos meta-avaliativos na área, que o interesse pela temática antecede a criação dos Institutos Federais e que os estudos focam, principalmente, na relação da autoavaliação com os processos de gestão e planejamento das IES e na atuação das CPAs.

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Biografia do Autor

Ivan dos Santos Oliveira, IFPI

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, com ingresso em 2019. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (2013), especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ, (2010). Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2009) e Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2018). Desenvolve pesquisas na área da Educação, com interesses nas seguintes temáticas: Políticas públicas educacionais, Políticas avaliativas, Educação superior e profissional, Inclusão e Ensino de Língua Portuguesa. Atualmente é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. 

José Carlos Rothen, UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Participou do Programa Estágio Senior na Université de Strasbourg como bolsista CAPES (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação, ministrando disciplinas relacionadas com a temática de Políticas Públicas. 

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

OLIVEIRA, Ivan dos Santos; CARLOS ROTHEN, José. A construção do conhecimento sobre o campo da autoavaliação institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15850, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15850. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15850. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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