A implantação do PROEJA no IFAC/campus Rio Branco

um olhar a partir das narrativas dos atores envolvidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12822

Palavras-chave:

Proeja, Ifac, narrativas

Resumo

O Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) é uma política governamental institucionalizada pelo Decreto n.º 5.840/2006, com a dupla finalidade de elevar a escolarização e proporcionar a qualificação profissional do público jovem e adulto. Frente à ausência de documentos e de registros, estabelecemos esta pesquisa com o objetivo de verificar o perfil do corpo docente e discente do Proeja, bem como as condições de implantação do programa no Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco. Para tanto, foi analisado o contexto histórico de fundação da instituição, as planilhas Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), as características comuns aos sujeitos investigados e suas narrativas sobre o processo de implantação. Para a realização desta pesquisa elegemos o método dialético, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e explicativo do fenômeno investigado. A coleta de dados deu-se através dos instrumentos questionários e entrevistas narrativas, os quais foram interpretados com suporte na hermenêutica dialética. Quanto ao perfil dos discentes, verificamos que os concludentes são em maioria mulheres, além disso há uma unicidade nas expectativas e percepções sobre o programa e o Ifac. Os docentes eram especialistas, mestres e doutores, mas não detinham experiência com o público alvo do programa.

 

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Biografia do Autor

Irismar Silva Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre/ IFAC

Formada em pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, mestranda em Educação Profissional pelo Instituto de Educação,Ciências e Tecnologia do Acre, Ifac. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Acre.

Mario Sergio Pedroza Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre/ Ifac

Mario Sérgio Pedroza LobãoProfessor de Economia Mestre em Desenvolvimento Regional - UFACDoutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - UNIOESTE

Renata Gomes de Abreu Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre/ Ifac

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFAC)
Orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Doutora em Ciências

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Publicado

03/04/2024

Como Citar

FERNANDES, Irismar Silva; LOBÃO, Mario Sergio Pedroza; FREITAS, Renata Gomes de Abreu. A implantação do PROEJA no IFAC/campus Rio Branco: um olhar a partir das narrativas dos atores envolvidos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12822, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12822. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12822. Acesso em: 22 dez. 2024.

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